Judô

Bicampeão mundial João Derly recebe medalha de Mérito Desportivo Militar

789.V

CBJ

O bicampeão mundial de judô e deputado federal João Derly (REDE-RS) recebeu nesta quinta-feira, 23 de março, uma homenagem do Ministério da Defesa. Criada pelo Decreto nº 5.958, a medalha do “Mérito Desportivo Militar” é destinada a personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do Brasil. João Derly foi o primeiro brasileiro campeão mundial de judô, em 2005, no Cairo e é o único bicampeão mundial da modalidade até hoje.

Além dos seus feitos no esporte, o ministro da defesa, Raul Jungmann, ressaltou que ele segue prestando relevantes serviços ao esporte no cumprimento de seu mandato como deputado federal. Na justificativa, é ressaltado, entre outros projetos, o trabalho para a prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte em 2015, que garantiu que essa importante ferramenta do esporte brasileiro siga, no mínimo, até 2022.

“Entrei para a política querendo retribuir ao esporte o que recebi dele. Devo tudo ao judô e receber esse reconhecimento do Ministério da Defesa me alegra e renova a motivação e responsabilidade de seguir servindo em prol do esporte brasileiro”, disse.

Entre as outras 103 personalidades agraciadas com a medalha do “Mérito Desportivo Militar”, estava outro judoca, o campeão olímpico em Barcelona 1992 e secretário da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Rogério Sampaio. No último dia 17, a medalha foi entregue em cerimônia no Rio de Janeiro, com a presença de atletas militares como Felipe Wu, medalhista de prata nos Jogos Rio 2016.

“É uma honra e um privilégio consignar a medalha mérito desportivo militar a tão distintas cidadãs e cidadãos, militares e civis. Essa merecida condecoração, que passarão a ostentar, é um símbolo perene da gratidão do Ministério da Defesa por suas marcantes contribuições”, ressaltou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, aos homenageados.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias