Open Internacional

Prova com seis medalhistas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 abre Superfinais do Open Internacional Loterias Caixa

704.V

Alexandre Urch/CPB/MPIX

Grandes estrelas da natação brasileira dividiram, neste sábado, 22, a piscina do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na Superfinal dos 100m livre masculino no Open Internacional Loterias Caixa. A prova multiclasse contou com seis medalhistas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, entre eles Daniel Dias, Phelipe Rodrigues e Andre Brasil. O trio, aliás, formou o pódio da disputa, decidida pelo índice técnico da competição (ITC), com Daniel em primeiro, Phelipe em segundo e Andre em terceiro.

Além dos três, ainda estavam na final os medalhistas no Rio 2016 Carlos Farrenberg (classe S13), Ruiter Silva (S9) e Matheus Rheine (S11), acompanhados de Vanilton Nascimento (S9) e Gabriel Souza (S8), que competiram no Rio mas não levaram medalha. Somadas as conquistas nesta prova, eram 20 medalhas só dos Jogos Rio 2016.

Campeão da prova, o multimedalhista Daniel Dias, classe S5, aprovou a disputa. O nadador acredita que o formato mostra de forma clara o que é o esporte paralímpico, com atletas de classes diferentes e com deficiências diferentes umas das outras.

"Acho legal esse sistema. Quem está assistindo acaba vendo vários nadadores com deficiências e classes diferentes. E essa, em particular, com seis medalhistas dos Jogos do Rio, foi muito boa. É legal nadar em uma prova com atletas vitoriosos. A gente sabe que não é quem bate primeiro que necessariamente será o campeão, então todos os nadadores competem contra eles mesmos. Em um esporte individual como a natação, a disputa assim fica mais individual ainda. Gostei dessa final e achei importante adotarmos esse sistema", disse Daniel.

Quem também teve motivo para comemorar na manhã deste sábado foi Felipe Cantran, classe S14. O nadador foi campeão dos 100m borboleta da Superfinal com uma marca de 1min00s80, marca que garantiu o atleta no Mundial de natação, na Cidade do México, em outubro.

Programação da competição

22/04 - sábado
Atletismo: 9h às 11h - 16h às 18h
Natação: 9h às 12h - 15h30 às 18h45

23/04 - domingo
Atletismo: 9h às 11h
Natação: 9h às 12h30

O Open
O Open Internacional de Atletismo e Natação é realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e conta com o patrocínio das Loterias Caixa. O evento conta com a presença de atletas nacionais e internacionais e faz parte do calendário do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) de abertos das duas modalidades. O Open Internacional também conta pontos para os atletas para a formação do ranking mundial de atletismo e natação.

Patrocínios
A equipe brasileira de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

A equipe de natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

www.cpb.org.br
CPB

Mais...

Buscas

Todas as notícias