Judô

Três judocas da seleção são incorporados ao Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas

808.V

CBJ
Tamires Crude (57kg), Yanka Pascoalino (63kg) e Daniel Cargnin (66kg) entraram para o Programa Olímpico da Marinha

Tamires Crude (57kg), Yanka Pascoalino (63kg) e Daniel Cargnin (66kg) entraram para o Programa Olímpico da Marinha

Mais três judocas da seleção brasileira foram integrados ao Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas Brasileiras nesta semana. Os jovens Daniel Cargnin (66kg), Tamires Crude (57kg) e Yanka Pascoalino (63kg) entraram para o Programa Olímpico da Marinha do Brasil (PROLIM). Eles estão no Rio de Janeiro durante esta semana passando pelas primeiras instruções militares.

Com a entrada dos novatos, o PROLIM conta agora com 17 atletas do Judô, entre eles, as medalhistas olímpicas Rafaela Silva e Mayra Aguiar.

O Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento às Forças Armadas Brasileiras foi criado em 2008 pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte visando ao fortalecimento da equipe brasileira para a 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares realizada no Rio de Janeiro, em 2011.

A Confederação Brasileira de Judô participa do Programa desde 2009. O alistamento é feito de forma voluntária e o processo de seleção leva em conta os resultados dos atletas em competições nacionais e internacionais. Dessa forma, as medalhas já conquistadas na carreira transformam-se em pontuações nos concursos para preenchimento das vagas de sargento e marinheiro, por exemplo.

Na prática, a função dos atletas é defender o Brasil em competições militares como os Jogos Mundiais. Em contrapartida, o atleta recebe instruções militares para uma formação básica com um treinamento que dura, em média, três semanas. A partir daí, ele passa a receber o soldo, tem direito à assistência médica e pode utilizar todas as instalações esportivas militares.

Veja abaixo a lista de todos os judocas do PROLIM - Marinha do Brasil:

 

cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias