Copa Sul-Americana

Piloto, militar e atirador: Sergio Vida é ouro na Copa Sul-Americana

337.V

CPB

Com 548 pontos, Sérgio Vida, integrante da seleção brasileira de Tiro Esportivo, conquistou a medalha de ouro na prova P3 – pistola 25m misto SH1, na II Copa Sul-Americana de Tiro Esportivo. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), no Rio de Janeiro, até 6 de setembro e conta pela primeira vez com provas paralímpicas. Completaram o pódio Geraldo Rosenthal (547 pontos) e Joaquim Santos (542 pontos)

Além da medalha, Sérgio e seus companheiros de pódio também atingiram o índice mínimo de pontos exigido pelo Campeonato Mundial da modalidade em Cheongju, na Coreia, em 2018. Na P3, o MQS (índice mínimo para a qualificação, na sigla em inglês) é de 535 pontos. Embora ainda não esteja garantido no Mundial, uma vez que o Comitê Paralímpico Brasileiro estabelece seus próprios critérios para a escolha de atletas, o atirador sonha alto:

- Um atleta sempre quer medalhas e eu vou lutar por ela com todas as minhas forças. – disse.

As medalhas e títulos sempre fizeram parte da vida do curitibano que começou a nadar após ficar paraplégico em razão de um acidente de carro, em 1989. Alguns anos depois, abandonou as piscinas e conheceu o kart. Depois de adaptar seu carro, Sérgio passou a pilotar em provas convencionais e colecionou títulos como o de campeão paranaense.

Após quatro anos como piloto, o também militar sofreu um novo acidente e foi indicado pelo seu comandante para o tiro esportivo. Já no primeiro ano na modalidade, Sérgio participou de competições internacionais.

Depois de uma lesão no braço que o impediu de participar dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, 2017 representa sua volta às provas: além da medalha de ouro na Sul-Americana, Sérgio garantiu duas pratas na I Copa Brasil de Tiro Esportivo, realizada em junho deste ano, em Brasília.

O evento

A II Copa Sul-Americana de tiro esportivo é disputada por 26 atletas brasileiros e 13 colombianos. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) e ocorre no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE). Essa é a primeira vez que o programa recebe provas paralímpicas, que serão realizadas até quarta-feira, seis de setembro.

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias