Futebol

Gaúchos são campeões da Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 em Salvador

44.V

CBDV

A Associação Gaúcha de Futsal para Cegos, Agafuc, de Canoas, no Rio Grande do Sul, sagrou-se campeã da Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 (para cegos) pela segunda vez desde sua fundação, em 2009. O título foi conquistado na manhã deste domingo, 8, após vitória por 2 a 0 sobre o Cedemac-MA, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador, Bahia. Os gols foram marcados por Ricardinho e Nonato.

"Gosto muito de ganhar títulos, mas, acima de tudo, quero retribuir, juntos com os atletas, a estrutura que a Agafuc-RS nos deu. O Pedro Beber, presidente da associação, se esforçou muito, reforçou o nosso elenco com o Damião e o Nonato (os dois da Seleção Brasileira) para brigarmos pelos dois títulos do ano, o Regional e o Brasileiro, e, graças a Deus, conquistamos ambos e com muito mérito", disse Ricardinho, capitão e camisa 10 do time.

"Estou muito feliz e agradecido. Primeiro, pelo título da Agafuc e, segundo, pela artilharia. A festa foi completa", comemorou Nonato, que terminou a competição como artilheiro isolado, com 7 gols.

A partida pelo título foi toda dominada pela Agafuc desde o princípio. O técnico Rafael Astrada montou uma formação ofensiva para a decisão, com a base da Seleção Brasileira campeã nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, formada por Luan (goleiro), Damião, Dumbo, Nonato e Ricardinho. O Cedemac armou uma retranca forte e suportou o sufoco da agremiação gaúcha na etapa de abertura. Ricardinho teve, pelo menos, duas boas chances de gol, que foram defendidas por Daniel, arqueiro do Maranhão.

No segundo tempo, contudo, o ferrolho maranhense falhou ao marcar Ricardinho, eleito duas vezes o melhor do mundo. Aos cinco minutos, ele conduziu a bola da direita para a esquerda, invadiu a área e bateu de direita deslocando o goleiro Daniel para fazer um a zero. Faltando um minuto e meio para o fim da partida, Nonato, de pênalti, sacramentou a vitória por 2 a 0.

O título coroou a equipe de melhor rendimento na competição. A Agafuc foi a melhor na primeira fase da competição, quando alcançou três vitórias em três apresentações, com oito gols marcados e nenhum sofrido. Nas quartas de final, superou os paraibanos da Apedevi por 2 a 0, e, na semifinal, bateu os baianos do ICB por 1 a 0, naquele duelo que foi considerado a final antecipada.

Ainda neste domingo pela manhã, o ICB da Bahia faturou o terceiro lugar ao vencer a Urece-RJ por 3 a 0, com dois gols de Jefinho e um de Cássio, ambos craques do escrete nacional campeão no Rio 2016.

“Comemoramos muito este terceiro lugar porque é sinal de que o trabalho está sendo bem feito. Nossa equipe está há 11 anos disputando a Série A da Copa Loterias Caixa e, em todos os anos, subimos ao pódio. Isso não é para qualquer um, é sinal de que o trabalho está sendo muito bem feito aqui, por parte do professor Gerson Coutinho”, afirmou Jefinho. A Série A da Copa Loterias Caixa, que começou na terça, 3, contou com a participação de 12 times de 9 estados.

Ainda neste ano, a Série B será realizada em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os dois melhores da segunda divisão disputarão a elite da modalidade na temporada 2018, cujo calendário ainda está em elaboração.

Confira a tabela e os todos os resultados aqui

Texto com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro

www.cbdv.org.br
Tadeu Casqueira

Mais...

Buscas

Todas as notícias