Dia Nacional da Abreugrafia

Dia Nacional da Abreugrafia
Foto: Analytics Brasil

O Dia Nacional da Abreugrafia é celebrado anualmente em 4 de janeiro.

AMIGO LEITOR

Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico.
Venha fazer parte desta família.
Colabore com a divulgação dos esportes.
Não deixe essa chama apagar.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou Transferência Bancaria em nome de Francisco de Alvarenga Leandro
Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.

Esta data é uma homenagem à criação da técnica médica que permite a impressão de imagens de radiografias em papéis fotográficos. Esse método foi indispensável nos diagnósticos de doenças pulmonares e lesões no coração.

A abreugrafia tem este nome devido ao seu criador, o médico brasileiro radiologista Manoel Dias de Abreu (1891 – 1962), que inventou esta técnica em 1936. O nome da sua invenção foi oficializado num congresso brasileiro de tuberculose, em 1939.

Judô Tênis

Numa época onde o mundo era assolado por uma epidemia de tuberculose, a invenção do médico brasileiro possibilitou a identificação atempada da doença e, consequentemente, o aumento da probabilidade de cura dos pacientes. Devido à importância da sua invenção, Manoel Dias de Abreu chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel.

[Querido amigo! Está gostando desta matéria? Se sim, precisamos da sua colaboração para mantermos o nosso Site Portal Olímpico. Contribua com a quantia que puder, será de grande ajuda.
Nosso PIX: 22988620015.
Desde já, nosso muito obrigado, e prossiga com uma boa e abençoada leitura.]

Origem do Dia Nacional da Abreugrafia

Manoel Dias de Abreu nasceu em 4 de janeiro de 1861, sendo este o motivo da escolha desta data como o da celebração do Dia Nacional da Abreugrafia.

A data comemorativa foi oficializada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Isso foi feito através do Decreto nº 42.984, de 3 de janeiro de 1958, com o intuito de homenagear o trabalho do radiologista e dignificar a sua contribuição para o bem da pátria.

Fonte: Calendarr (calendarr.com)

Share