Futebol

Seleção Brasileira de futebol de 5 vai ao Chile em busca do hexa da Copa América

40.V

Alaor Filho/CPB/MPIX
Jogadores do Brasil comemoram a conquista do tetra paralímpico

Jogadores do Brasil comemoram a conquista do tetra paralímpico

Favorita e sem perder competições oficiais há mais de uma década, a Seleção Brasileira de futebol de cinco embarca neste sábado, 25, em São Paulo, rumo a Santiago, no Chile, onde vai disputar a Copa América IBSA 2017, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro.

O time dirigido pelo técnico Fábio Vasconcelos buscará o hexacampeonato, sendo a terceira taça consecutiva. O Brasil foi campeão em 2013 (Santa Fé-ARG), 2009 (Buenos Aires-ARG), 2003 (Bogotá-COL), 2001 (Paulínia-BRA) e 1997 (Assunção-PAR). Só não faturou as edições de 2005 (São Paulo-BRA) e 1999 (Buenos Aires-ARG).

Fora os atuais bicampeões, vão participar da competição Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

“É uma competição difícil. A gente perdeu o Jefinho, que está lesionado e só volta no próximo ano, é um dos melhores jogadores do mundo, isso faz falta. Mas estamos indo com uma seleção muito forte, experiente. Não fiz muitas mudanças, pelo contrário, mantive a base que jogou a Paralimpíada, só acrescentei o Bill, mas é um jogador experiente”, falou o treinador.

Além de Bill, jogador da (APACE-PB), Fábio convocou os goleiros Luan (AGAFUC-RS) e Vinicius (APADV-SP), os fixos Cassio (ICB-BA) e Damião (AGAFUC-RS), os alas Marquinhos (APACE-PB), Mauricio Dumbo (AGAFUC-RS) e Tiago Paraná (URECE-RJ), o ala/pivô Nonato (AGAFUC-RS), e o pivô Ricardinho (AGAFUC-RS).

O Brasil não sabe o que é perder um torneio oficial desde 2006, quando acabou derrotado pelos argentinos na Copa do Mundo disputada em Buenos Aires. De lá para cá, conquistou nada menos do que 24 títulos, incluindo três Paralimpíadas, dois Mundiais, três Jogos Parapan-Americanos, entre outros.

Regulamento e Novidade

A Copa América IBSA 2017 será jogada no formato de todos contra todos, em turno único. As duas equipes com mais pontos ao fim desses confrontos garantem vaga na final, no dia 3 de dezembro. Também haverá disputa de terceiro e quinto lugares. O Congresso Técnico que definirá ordem e datas das partidas será no domingo, às 20h (você poderá acompanhar a cobertura do evento em tempo real no nosso Twitter, que é o @cbdvoficial).

As equipes também testarão, pela primeira vez na modalidade, a mudança na regra referente ao aumento no tamanho das balizas: as traves passaram de 3 m de largura e 2 m de altura para 3,66m x 2,14m.

Confira a tabela completa.

Download

www.cbdv.org.br
Tadeu Casqueira

Mais...

Buscas

Todas as notícias