Futebol

Estudo da IBSA demonstra crescimento do futebol de 5 ao redor do planeta

135.V

CPB

A Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) divulgou na última semana um estudo em que mostra o crescimento no número de países participantes das competições e com interesse no desenvolvimento do futebol de 5.

Um exemplo desta expansão está no fato de diversas competições regionais terem sido realizadas no ano passado. Campeões asiáticos, europeus, africanos, das Américas e da América Central foram coroados. Um total de 36 países competiram nestes eventos - números superiores às temporadas de 2013 (21 países) e 2015 (28).

Pela primeira vez, por exemplo, a Europa realizou uma seletiva qualificatória para o seu campeonato continental, devido ao alto número de equipes inscritas. A Romênia foi a responsável pelo evento.

Outro destaque do estudo da IBSA refere-se ao crescimento do futebol de 5 entre as mulheres. A atleta belga Dorien Cornelis, por exemplo, tornou-se a primeira mulher a participar de uma competição regional. Pela primeira vez, também, uma partida entre clubes femininos aconteceu, no México.

Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias