Judô

Bicampeã mundial, Mayra Aguiar é indicada ao prêmio de Melhor Atleta de 2017 pelo Comitê Olímpico do Brasil

298.V

Gabriela Sabau/IJF
Gaúcha foi eleita melhor judoca de 2017, e vai concorrer com Ana Sátila e Ana Marcela Cunha pelo prêmio de atleta do ano

Gaúcha foi eleita melhor judoca de 2017, e vai concorrer com Ana Sátila e Ana Marcela Cunha pelo prêmio de atleta do ano

O Comitê Olímpico do Brasil anunciou nesta quinta-feira, 22, os indicados ao prêmio de Melhor Atleta do ano de 2017. Pelo segundo ano consecutivo, o Judô tem uma representante entre as indicadas na categoria feminina com a bicampeã mundial Mayra Aguiar concorrendo ao prêmio máximo da temporada com Ana Sátila, da Canoagem Slalom, e Ana Marcela Cunha, da Maratona Aquática. Em 2016, o título ficou com a campeã olímpica Rafaela Silva. Os vencedores desta edição serão anunciados na cerimônia de gala do Prêmio Brasil Olímpico no dia 28 de março, no Rio de Janeiro.

É a segunda vez que Mayra figura entre as melhores do ano do Prêmio Brasil Olímpico. A primeira indicação veio em 2014, quando conquistou seu primeiro título mundial, em Chelyabinsk, na Rússia. Naquele ano, o prêmio de atleta do ano no feminino acabou ficando com as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze.

Essa indicação vem para coroar um ano histórico em que a gaúcha de Porto Alegre tornou-se a melhor do mundo em sua categoria de peso (meio-pesado, até 78kg) ao derrotar na final do Mundial de Budapeste, em setembro do ano passado, a japonesa Mami Umeki, que defendia o título conquistado em 2015.

O ouro na Hungria fez Mayra igualar o feito de João Derly, único brasileiro, até então, com dois títulos mundiais no judô. Além disso, ela se tornou a maior medalhista do Brasil em Campeonatos Mundiais de Judô, tendo subido ao pódio cinco vezes (2 ouros, uma prata e dois bronzes). Mayra acumula também dois bronzes olímpicos conquistados em Londres 2012 e Rio 2016.

Neste domingo, 25, a judoca estreará na temporada 2018 mais motivada ainda em busca de uma medalha no Grand Slam de Dusseldorf, na Alemanha, ao lado de outros 14 atletas da seleção brasileira de judô.

www.cbj.com.br
CBJ

Mais...

Buscas

Todas as notícias