Tênis de Mesa

Seleção de tênis de mesa se prepara e mira ajustes para o Mundial, em outubro

210.V

CPB

A equipe brasileira de tênis de mesa paralímpica já tem sua programação do ano definida. Com a intenção de chegar na melhor forma possível ao Mundial Individual da Eslovênia, de 15 a 21 de outubro, o grupo se reúne todos os dias no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Sete dos oito atletas que estão baseados na capital paulista já têm vaga garantida na competição.

Para que os mesa-tenistas estejam bem preparados para os torneios internacionais, que contam pontos para o ranking classificatório para os Jogos de Tóquio 2020, a comissão técnica está organizando semanas de treinamentos também com outros atletas.

“Esta preparação é fundamental para romper limites! O tênis de mesa envolve efeito de bola, força e velocidade. Se os atletas treinarem todo dia com as mesmas pessoas, que é o caso do grupo que temos aqui, eles vão ficando parecidos e isso acaba deixando de estimular novos progressos. Então, é bem importante trazer pessoas com bola mais forte e com mais efeito para se preparar para os jogos mais difíceis, principalmente o Mundial”, explicou Raphael Moreira, técnico da Seleção paralímpica.

A equipe conta com oito mesa-tenistas permanentes, dos quais seis são andantes. Uma delas é Danielle Rauen que, aos quatro anos, foi diagnosticada com artrite reumatoide, doença que causa atrofia nos músculos e degenera articulações. Começou a praticar o esporte com dez anos, como forma de fisioterapia, e depois viu uma possibilidade de carreira. Em 2013, a atleta da classe 9 entrou para o time verde e amarelo.

“Pretendo pegar uma medalha no Mundial e pelo menos chegar na semifinal. Vou correr atrás dos meus objetivos. Antes mesmo de chegar à semifinal, quero estar bem comigo mesma e colocar em pratica tudo o que eu treinei. Quero jogar bem", comentou a catarinense de São Bento do Sul.

Aos 20 anos, Danielle já conquistou uma medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015, e uma medalha de bronze na disputa por equipes nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Para finalizar a temporada 2018, ocorrerá o Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, em São Paulo, de 19 a 24 de novembro.

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias