Pentatlo

William Muinhos vai à final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno no Egito

177.V

Divulgação CBPM
Carioca se torna o primeiro nome revelado no PentaJovem, projeto da CBPM, a alcançar o feito

Carioca se torna o primeiro nome revelado no PentaJovem, projeto da CBPM, a alcançar o feito

Ele já entrou para a história do Pentatlo Moderno nacional em 2011, quando se tornou o primeiro pentatleta do país a estar em uma final masculina de um Mundial da modalidade. O feito de então foi no Mundial Júnior, realizado naquele ano na Argentina. Quase sete anos depois, agora no Cairo, Egito, William Muinhos volta a ser notícia no esporte olímpico que une esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). É que nesta quinta-feira, 1, o carioca de 24 anos se tornou o primeiro pentatleta brasileiro revelado no projeto de base da Confederação Brasileira (CBPM), o PentaJovem, a avançar a uma final de Copa do Mundo.

O PentaJovem é um programa que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. William foi revelado em 2009, quando tinha 15 anos. Desde que começou a praticar a modalidade, o atual líder do ranking nacional não viu nenhum pentatleta se classificar para uma final masculina da Copa do Mundo após passar pela semifinal. Os últimos até então foram os ex-atletas Daniel Santos e Wagner Romão, oficiais do Exército Brasileiro, que estiveram na grande disputa da segunda etapa da Copa de 2008, na Cidade do México.

Para alcançar o feito desta quinta, no Egito, o carioca que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 somou 1.102 pontos, ficando em 33º da qualificação que reuniu 70 competidores de 20 países. O Brasil ainda teve outros dois nomes na qualificação masculina: Danilo Fagundes, 30, e Felipe Nascimento, 24, que ficaram em 40º (1.089) e 65º (968), respectivamente.

Todos os competidores da semifinal enfrentaram as provas do dia no Platinum Club. Das cinco disputas do programa do Pentatlo Moderno, eles só não encararam o hipismo. O evento de saltos com o cavalo só está disponível das finais da modalidade.

Estreia em copas

Enquanto William se destaca em sua 13ª disputa de Copa do Mundo, Maria Ieda Guimarães dá seus primeiros passos na competição. A carioca de apenas 17 anos representou o Brasil na qualificação feminina do torneio no Egito, realizada na quarta. Foi a estreia dela no circuito de um dos principais eventos do Pentatlo Moderno mundial.

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias