Pentatlo

William Muinhos faz participação inédita em final no Egito

191.V

Divulgação/ CBPM
Carioca ficou em 26º dentre 36 finalistas do evento realizado neste sábado, 3, no Cairo

Carioca ficou em 26º dentre 36 finalistas do evento realizado neste sábado, 3, no Cairo

A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Egito, que está sendo realizada desde quarta-feira, 28 de fevereiro, no Cairo, teve a sua final masculina neste sábado, 3. E o Brasil esteve presente na disputa, que é a primeira etapa do torneio, graças à classificação histórica de William Muinhos. O carioca de 24 anos foi o primeiro pentatleta revelado no PentaJovem, projeto de base da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), a participar de uma final da Copa do Mundo.

O pentatleta terminou a disputa de hoje em 26º dentre os 36 finalistas dos 14 países presentes após somar 1.327 pontos. Ele subiu sete posições em relação à qualificação masculina, na quinta, 1, onde ficou em 33º, dentre 70 competidores de 20 do países. O brasileiro ficou a 43 pontos do Top 20 da final deste sábado, que ficou completo com o húngaro Bruckmann Gerco (1.370).

William foi o único representante das Américas na final. Na classificação geral da grande decisão entre os homens, o brasileiro terminou a frente do egípcio Eslam Hamad, 25, número 10 do ranking mundial, que terminou o dia em 29º com 1.133 pontos; e do italiano Pierpaolo Petroni, 30, bronze na terceira etapa da Copa do Mundo de 2015, que ficou em 33º (814), no Cairo.

Brasil no revezamento

O brasileiro começou as disputas da Final da Copa do Egito pela esgrima, onde venceu 13 duelos com a espada e conquistou 184 pontos. Na natação, ele nadou os 200 metros estilo livre em 2min13s50, convertidos em 283 pontos. No hipismo, ele somou 279 pontos; e no laser-run, ele completou as quatro séries de tiro a laser intercaladas com 800 metros de corrida em 11min59s90 (581).

O pódio deste sábado teve dobradinha da França, que conquistou o ouro e a prata; Christopher Patte ficou com a primeira (1.446) e Valentin Belaud com a segunda (1.437). O bronze foi para o cazaqui Pavel Ilyashenko (1.428).

Nesta sexta, 2, o torneio teve a sua final feminina. O ouro ficou com a francesa Elodie Clouvel, que conquistou 1.339 pontos. A prata foi para a húngara Alekszejey Tamara (1.327) e o bronze para a turca Ozyuksel Ilke (1.325).

O torneio no Cairo chega ao fim neste domingo, 4, com o revezamento misto. O Brasil estará presente sendo representado por Danilo Fagundes, 30, e Maria Ieda Guimarães, 17. Ao todo, serão 10 duplas. Além dos brasileiros, estarão presentes competidores da Argentina, Bielorrússia, Casaquistão, Egito, França, Inglaterra, Itália, Japão e Rússia.

Todos os brasileiros que estão no Egito para a primeira etapa da Copa do Mundo foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles recebem a Bolsa Atleta do Ministério do Esporte e William ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira (FAB), como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias