Triatlo

Pan-americano de triatlo revela jovens talentos das Américas

21.V

Divulgação CBTri
Competição em Brasília reuniu atletas de 17 países. Amadores fizeram a festa na orla do Lago Paranoá

Competição em Brasília reuniu atletas de 17 países. Amadores fizeram a festa na orla do Lago Paranoá

Terminou neste domingo, dia 24, a disputa do Campeonato Panamericano de Triathlon em Brasília. O destaque do dia ficou com a nova geração da modalidade, atletas de 16 e 17 anos, muito talentosos, que integram a categoria Junior. A disputa estava em intensa, uma vez que a prova era classificatória para a Grand Final do Mundial de Triathlon, marcada para setembro na Austrália. Mas Cecília Ramirez e Aram Peñaflor estavam inspirados e colocaram o México no topo do pódio.

Na prova feminina, as atletas dos Estados Unidos puxaram um ritmo forte desde a natação. Algumas jovens da equipe inclusive integram o grupo de alto rendimento da ITU (Origin Performance). Mas foi na corrida que Cecília Ramirez conseguiu ampliar a vantagem, finalizando a prova quase 50 segundos a frente da segunda colocada, a norte-americana Gillian Cridge. A canadense Hannah Henry completou o pódio, em terceiro lugar. Giovanna Lacerda foi a melhor brasileira na prova, cruzando a linha de chegada na 7ª posição. Gabrielle Lemes foi a 10ª colocada e Alice Tinelli encerrou na 17ª posição.

"Foi minha primeira prova no Brasil, gostei muito. Brasília é um ótimo lugar para competir. Me senti bem na corrida, mas também foi necessário manter um bom ritmo nas demais etapas para alcançar um bom resultado", contou a mexicana Cecília Ramirez.

Já na prova masculina, o Brasil começou bem com Miguel Hidalgo e José Hamilton saindo da água entre os primeiros colocados. Um pequeno grupo seguiu firme no ciclismo e a definição da prova ficou para a etapa de corrida. Os jovens de Estados Unidos, Canadá e México mais uma vez dominaram a disputa, que terminou com Aram Peñaflor em primeiro, Abraham Rodriguez, também do México, em segundo, e o canadense Pavlos Antoniades em terceiro. Miguel Hidalgo foi o oitavo, Antonio Bravo Neto ficou na 18ª posição, Pedro Henrique Boff finalizou na 24ª colocação, José Hamilton cruzou em 24º lugar e Luiz Gabriel Shianti terminou na 29ª posição.

Com esse resultado Giovanna Lacerda, Gabrielle Lemes e Miguel Hidalgo conquistaram a vaga para representar o Brasil na Final do Mundial em Gold Coast.

Triatletas amadores (age group) também fizeram bonito competindo em casa na distância sprint - 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Com apenas 18 anos, o paranaense Christian Fernandes foi o primeiro colocado entre os homens, fechando o percurso em 1h06min02. Manoela Elias Amaral foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 1h16min41.

"Gostei muito. A natação foi a etapa em que mais treinei. Consegui abrir mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado no pedal. Na corrida acabei administrando, vim em um bom ritmo e acelerei mais na última volta", afirmou Christian, campeão geral e da categoria 18-19 anos.

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias