Basquete

Apesar de boa estreia de Scott Machado, Brasil erra demais e perde para Venezuela

111.V

Divulgação CBB

A seleção brasileira teve muitas dificuldades na partida desta sexta-feira (29) contra a Venezuela e acabou conhecendo sua primeira derrota nas classificatórias das Américas para a Copa do Mundo FIBA 2019. Com o placar adverso (72x56), o Brasil também perdeu a liderança do Grupo B para os venezuelanos.

Os donos da casa começaram levando grande vantagem no garrafão com Echenique e Colmenares se impondo perante Varejão e Lucas Dias. A Seleção Brasileira começou errando muito no ataque e a Venezuela abriu 11x2, com muita correria e o apoio dos 3 mil torcedores que lotaram o ginásio Papá Carillo, em Caracas.

As entradas de Yago, Jhonatan Luz e, principalmente, Scott Machado, aceleraram o jogo e fortaleceram a marcação. A diferença, que chegou a ser de dez pontos, caiu para quatro, o que fez o técnico venezuelano Fernando Duro pedir tempo. O primeiro quarto terminou 17 x 13 para a Venezuela.

Quando parecia que a Seleção iria entrar no jogo, os erros de ataque e a defesa frágil só pioraram a situação. Dominado no garrafão e com a bola não caindo, o Brasil viu a Venezuela ir ampliando a vantagem e terminar o 2º quarto com uma vantagem de 14 pontos (38x24).

A preocupação do técnico Aleksandar Petrovic desde que assumiu a Seleção Brasileira foi com a defesa, porque o ataque brasileiro, historicamente, sempre funcionou. Mas hoje não funcionou. O aproveitamento brasileiro ficou muito abaixo do razoável. Nas bolas de dois o Brasil acertou 18 de 39 tentativas e nas de três, 5 de 25. Até nos lances livres a Seleção pecou: apenas cinco acertos em 12.

A boa notícia ficou por conta da estreia de Scott Machado pela Seleção Brasileira, que ajudou na marcação e participou bem das ações ofensivas. O armador anotou 12 pontos, deu três assistências e pegou dois rebotes. Anderson Varejão foi o maior pontuador do Brasil, com 16 pontos, além de pegar cinco rebotes. Leo Meindl também apareceu bem, principalmente na segunda etapa, encerrando a partida com 14 pontos e 10 pontos.

O armador Scott Machado lamentou a derrota, mas se disse feliz com a oportunidade de vestir a camiseta verde e amarela.

“Ainda posso melhorar um pouco a comunicação com o time, mas foi uma honra pra mim, minha primeira partida, poder ajudar. Não era o resultado que a gente queria, mas foi bom, podemos melhorar muito”, afirmou Scott.

Ao final da partida, o treinador Aleksandar Petrovic fez questão de elogiar a Seleção da Venezuela.

“Quero parabenizar o time venezuelano que fez uma grande partida. Nos dois primeiros ataques eles pegaram quatro rebotes e percebi que teríamos problemas físicos. Sentimos muito o aspecto físico porque perdemos uma noite de descanso viajando, e só conseguimos ter três ou quatro treinos com todos os jogadores. Tivemos um aproveitamento muito baixo nos arremessos de quadra, mas nada disso serve como desculpa. A Venezuela fez uma grande partida e mereceu a Vitória”, destacou Petrovic.

O armador Marcelinho Huertas também fez sua análise sobre as dificuldades encontradas pela Seleção nesta partida.

“A Venezuela pressionou muito desde o início, tanto no rebote quanto na defesa, com muito contato, empurrando a gente, deixando fora de posição, não deixando que a gente jogasse confortável no ataque e, jogando dessa maneira, começamos a forçar os arremessos, perdendo muitas bolas e dando muitos contra-ataques pra eles, tanto de bandeja como de arremessos de três abertos. Nosso balanço defensivo estava desorganizado, então isso foi a tônica no primeiro tempo. No segundo tempo a gente tentou recuperar, mas nas duas vezes em que conseguimos baixar um pouco a diferença eles meteram bolas de três e isso acabou dificultando. Eles jogaram com muita confiança, enquanto vários de nós não entramos no jogo e não conseguimos mostrar a dinâmica que apresentamos nos treinos. Temos que saber nos preparar para esse tipo de jogo, principalmente quando jogamos fora de casa”, avaliou Huertas.

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias