Judô

14ª edição da Copa Minas Tênis Clube de Judô é sucesso e reúne mais de mil judocas em Belo Horizonte

145.V

.
Anfitriões foram campeões no feminino. No masculino, o título ficou com o Clube Paineiras do Morumby

Anfitriões foram campeões no feminino. No masculino, o título ficou com o Clube Paineiras do Morumby

Nos dias 06, 07 e 08 de julho, o Minas Tênis Clube e a Federação Mineira de Judô realizaram uma das competições mais tradicionais do calendário mineiro. Nem a tristeza pela derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo da Fifa diante da Bélgica na véspera do evento foi capaz de apagar o brilho da 14ª edição da Copa Minas Tênis Clube de Judô, que reuniu na Arena Minas, em Belo Horizonte, 1.045 judocas, de 132 clubes brasileiros de 21 estados.

Ao final das disputas, que envolveram judocas das classes Sub-13, Sub-15, Sub-18 e Sênior, os anfitriões do Minas Tênis Clube lideraram o quadro de medalhas no feminino, com cinco ouros, quatro pratas e quatro bronzes. No masculino, o grande campeão foi o Clube Paineiras do Morumby, que levou cinco ouros, três pratas e três bronzes. Veja aqui todos os resultados.

A disputa foi de alto nível técnico com a participação de judocas que integram ou já integraram a seleção brasileira, como Rafael Buzacarini (100kg), Gustavo Assis (100kg), Eduardo Bettoni (90kg), Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Larissa Farias (48kg), Milena Silva (70kg), Layana Colman (57kg), Nathália Parisoto (78kg), Camila Yamakawa (+78kg), entre outros.

Diversas autoridades e personalidades do judô também prestigiaram o evento. A mesa de honra foi composta por Fernando Zefferino (diretor do MTC), Pedro Henrique de Castro Martins Teixeira, Euler Barbosa de Carvalho (diretor de judô do MTC), Carlos Henrique Martins Teixeira (vice-presidente do MTC), Wilson Paulo de Oliveira (ex-presidente da FMJ), Jucinei Costa (presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro), Nédio Henrique Pereira (presidente da FMJ), Carlos Honorato (medalhista olímpico em Sidney 2000) e Sensei Uichiro Umakakeba.

Lançamento de livro e entrega de certificados a kodanshas

Além dos combates no tatame, a Copa Minas foi marcada pelo lançamento do livro Proposta Metodológica para o Judô Infantil, escrito e editado pelos professores Elisabeth Nascimento e Eduardo Nascimento.

Um dos momentos mais emocionantes do torneio foi a entrega dos certificados e faixas de promoção a Kodansha (6º Dan) aos professores Pedro Ribeiro da Silva, Hevilmar dos Santos Rocha e Gleyson Ribeiro Alves, outorgados pelo Conselho de Graduação da CBJ. As homenagens foram entregues pelo presidente da FMJ, Nédio Henrique Pereira.

Treinamento de campo

A competição terminou no domingo, mas as atividades não pararam por aí. Na segunda-feira, 09, parte dos atletas que lutaram no final de semana permaneceram na capital mineiro para o treinamento de campo oferecido pelo MTC até quinta-feira, 12.

Com informações de www.judomineiro.com.br

www.cbj.com.br
Confederação Brasileira de Judô

Mais...

Buscas

Todas as notícias