Parapan

Daniel Dias conquista o quarto ouro no Parapan-Pacífico de natação, na Austrália

137.V

Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB

O nadador paulista Daniel Dias (classe S5) conquistou sua quarta medalha de ouro no Parapan-Pacífico, desta vez nos 50m costas, neste sábado, 11. O Brasil contou com representantes em cinco finais. Ao todo, cinco medalhas foram conquistadas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. A competição acontece em Cairns, na Austrália, e segue até a segunda-feira, 13. Este é o principal evento da modalidade nesta temporada. O Brasil conta 15 atletas para a disputa.

Daniel Dias conquistou a sua quarta medalha dourada, em três dias de competição, ao nadar os 50m costas em 36s23. Nas finais anteriores ele já havia faturado o ouro nos 100m e 200m livre e no revezamento misto 4x50m livre 20 pontos. Nas eliminatórias deste sábado, às 21h (horário de Brasília), Daniel nadará os 50m borboleta e participará do revezamento 4x100m livre masculino 34 pontos.

Entre as mulheres, o Brasil teve dobradinha com ouro e prata nos 50m costas (S3) com a cearense Edênia Garcia (56s10) e Maiara Barreto (58s42). A paulista de São José dos Campos Maiara fez o seu melhor tempo da carreira.

"As medalhas das meninas foram importantes porque são marcas expressivas no ranking mundial e servem também para dar visibilidade as classes baixas (para atletas com maior grau de comprometimento físico-motor) no Brasil. Fomentar a participação das classes baixas é uma das nossas metas", comentou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação.

Nos 200m medley, classe SM6, o catarinense Talisson Glock e o gaúcho Roberto Alcalde conquistaram as medalhas de ouro e de bronze, respectivamente. Talisson completou a prova em 2min52s38. Seguido pelo atleta da Nova Zelândia Hamish Mclean (2min58s11), que ficou com a prata, e Roberto terminou a distância em 3min11s19, sua melhor marca nesta temporada.

As eliminatórias e as finais das provas foram disputadas com atletas de múltiplas classes. A organização do evento, contudo, premia os atletas de acordo com a classe. As eliminatórias acontecem às 21h e as finais às 4h (horário de Brasília).

Ao todo, dez países participam do evento. As disputas acontecem no Tobruk Memorial Pool, piscina construída para homenagear os soldados australianos que lutaram na Batalha de Tobruque, durante a Segunda Guerra Mundial. O Parapan-Pacífico de natação acontece a cada quatro anos, e sua última edição foi em 2014, na Califórnia, nos Estados Unidos. Apenas Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos podem sediar a competição e a organização fica a cargo de seus comitês paralímpicos nacionais.

As transmissões ao vivo das disputas podem ser acompanhadas pelo link a seguir: www.swimming.org.au/live-streaming/live-streaming-(1).aspx

Confiram os resultados dos brasileiros neste sábado,11:

50m costas
Edenia Garcia (S3) - 56"10 - 1° Lugar na classe
Maiara Barreto (S3) - 58"42 - 2° Lugar na classe
Daniel Dias (S5) - 36"23 - 1° Lugar na classe

200m medley
Talisson Glock (SM6) - 2'52"38 - 1° Lugar na classe
Roberto Rodrigues (SM- 3'11"19 (SB) - 3° Lugar na classe

Confira a programação das eliminatórias do quarto dia de disputas – provas neste sábado, 11, às 21h (horário de Brasília):

12 de agosto – 4º dia

100m costas
Cecília Araujo
Gabriel Tomelin
Italo Pereira
Caio Oliveira
Talisson Glock

50m borboleta
Joana Neves
Talisson Glock
Daniel Dias
Roberto Alcalde

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias