Rogby

Irmãos paranaenses disputam a Copa Caixa de Rugby em Cadeira de Rodas

90.V

Daniel Zappe/MPIX/CPB

A Copa Caixa de Rugby em Cadeira de Rodas ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até esta sexta-feira, 31. A competição reúne nove equipes, sendo cinco na primeira divisão e quatro na segunda. Os irmãos Tainá Santos, 26, e Weslley Santos, 24, participam deste evento representando o Paraná. Ela joga pela primeira divisão, com os Gladiadores, enquanto ele defende o Locomotiva Quad Rugby.

Os jogadores têm Dejeryne Sottas, uma síndrome degenerativa que afeta o sistema nervoso, prejudicando a comunicação dos nervos do cérebro com o resto do corpo. Este quadro se desenvolveu devido ao grau de parentesco dos seus pais, que são primos de primeiro grau.

Tainá e Weslley conheceram o rúgbi juntos por indicação de uma fisioterapeuta, em 2012. “No primeiro momento, eu me assustei um pouco por conta dos choques, que são intensos. Então não queria praticar, mas, como meu irmão gostou, eu continuei indo aos treinos com ele e pratico até hoje”, contou Tainá.

No início, os paranaenses eram do mesmo time, mas com o aumento do número de jogadores, o time foi divido. Tainá foi selecionada para os Gladiadores-PR, da primeira divisão, e Weslley para o Locomotiva, da segunda.

“Acho que nós dois praticarmos a mesma modalidade fortalece o nosso vinculo, porque treinamos juntos e costumamos ir aos mesmos campeonatos. Considero minha irmã uma excelente jogadora”, comentou Weslley.

A grande final da primeira divisão da Copa Caixa de Rugby terá transmissão ao vivo pelo SporTV 2, na sexta-feira, 31, às 17h.

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias