Judô

COB homenageia Poliana Okimoto e Leandro Guilheiro durante encontro do Programa de Carreira do Atleta

43.V

Beto Noval/COB
Presidente Paulo Wanderley entregou pessoalmente a camisa com o selo dos medalhistas olímpicos

Presidente Paulo Wanderley entregou pessoalmente a camisa com o selo dos medalhistas olímpicos

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) homenageou nesta quarta-feira, dia 29, dois ídolos do esporte nacional. Poliana Okimoto (bronze no Rio 2016 na maratona aquática) e Leandro Guilheiro (bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008 no judô) receberam das mãos do presidente Paulo Wanderley a camisa com o selo dos medalhistas olímpicos. A homenagem foi feita durante o II modulo presencial da sexta edição do Núcleo de Transição de Carreira do Programa de Carreira do Atleta, uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) – área de Educação do COB.

“Nós lançamos o selo olímpico no início deste mês como uma forma de reconhecimento ao esforço e comprometimento dos atletas olímpicos do Brasil. Hoje aproveito a oportunidade de termos dois medalhistas olímpicos participando do Programa de Carreira do Atleta para fazer essa homenagem pessoalmente. Obrigado por tudo o que fizeram e ainda fazem pelo esporte olímpico brasileiro”, disse Paulo Wanderley, ao entregar as camisas aos medalhistas.

O Selo dos Atletas Olímpicos foi lançado pelo COB no início do mês, em São Paulo. A marca é dividida em três subcategorias: atleta (participante dos Jogos), medalhista (dono de medalhas de prata e bronze) e campeão (vencedor do ouro). Os atletas poderão utilizar o emblema na camisa confeccionada especialmente pelo COB e também nas redes sociais.

Duas vezes medalhista olímpico, Leandro Guilheiro se sentiu honrado em receber a camisa com o carimbo de atleta olímpico. “Esse tipo de ação é muito importante e me remete a coisas positivas. É importante perceber que o COB está estimulando e valorizando seus atletas, tanto os atuais quanto os do passado. Sou muito grato a este tipo de lembrança e homenagem”, disse o judoca, que não abandonou os tatames e luta por uma vaga na equipe brasileira que disputará os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Formado em Gestão Financeira e cursando Matemática, Guilheiro está aproveitando ao máximo o Programa de Carreira do Atleta. “Essa iniciativa é muito importante mesmo para mim, que ainda estou em atividade. São informações novas que normalmente não chegam a um atleta. Estou conhecendo pessoas diferentes, ganhando conhecimento que antes não tinha. Está sendo muito interessante e com certeza vai me ajudar muito nesse processo de transição”, afirmou Leandro Guilheiro.

Além de Poliana e Guilheiro, outros 17 atletas olímpicos ou pan-americanos participaram nesta quarta-feira de uma série de palestras e dinâmicas para que possam se preparar para realizar a transição de carreira de forma planejada. O Programa de Carreira do Atleta é uma iniciativa do COB que visa dar suporte ao atleta em sua formação global. Com abrangência nacional, o Programa se desenvolve por meio de um curso que conduz uma série de atividades voltadas à preparação para a Transição de Carreira do atleta.

A ação desta quarta-feira teve o objetivo de reunir o atual grupo para uma série de palestras e dinâmicas. Especialistas da área de gestão e atletas olímpicos - como Bernard Rajzman (prata em Los Angeles 84 no vôlei e membro do Comitê Olímpico Internacional), Emanuel Rego (três vezes medalhista olímpico no vôlei de praia, incluindo o ouro em Atenas 2004) - entre outros, participaram do Módulo, trazendo temas como Empreendedorismo, Educação Financeira, Transição de Carreira e Valores Humanos.

O PCA foi lançando pelo COB em 2011 e já atendeu 45 atletas entre medalhistas olímpicos e mundiais, dos quais participaram no total de 472 sessões de coaching e receberam 30 bolsas de estudos para realizar cursos de capacitação, graduação e pós-graduação.

A 6ª edição do PCA foi lançada em maio e vai até dezembro, atendendo 21 atletas após processo seletivo nacional:

Adriana Aparecida da Silva (Atletismo)
Angélica Cristine Kvieczynski (Ginástica Rítmica)
Carlos Eduardo Bezerra Chinin (Atletismo)
Diego Martins Gimenez Lopez (Rugby)
Douglas Correia Marcelino (Taekwondo)
Fernando Augusto Dias Scavasin (Esgrima)
Jefferson Dias Sabino (Atletismo)
Jessica De Bruin Cavalheiro (Natação)
Jonathan Riekmann (Atletismo)
Josiane de Oliveira Lima e Lima (Taekwondo)
Kaio Márcio Ferreira Costa de Almeida (Natação)
Leandro Marques Guilheiro (Judô)
Liliane Menezes Lacerda (Levantamento de Pesos)
Maíla Paula Machado (Atletismo)
Maria Suelen Altheman (Judô)
Poliana Okimoto Cintra (Maratona Aquática)
Rafael Duarte Lima (Boxe)
Roberto Custodio Queiroz (Boxe)
Rogério da Silva Bispo (Atletismo)
Thiago Almeida Fernandes (Remo)
Welisson Rosa da Silva (Levantamento de Pesos)

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias