Atletismo

Recorde mundial marca início da Primeiro Campeonato Brasileiro de Atletismo, em SP

95.V

Daniel Zappe/CPB/MPIX

O primeiro Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo começou na manhã desta sexta-feira, 28, e registrou 11 recordes batidos: seis novas marcas brasileiras, quatro das Américas e uma mundial - cravada por Elizabeth Gomes, no arremesso de peso F52. A competição se estenderá até domingo, 30, no CT Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, 522 atletas estão inscritos, de 23 Estados mais o Distrito Federal.

Elizabeth acumulou mais uma performance marcante nesta temporada. Ela registrou 8.09 e superou sua própria marca mundial, que havia sido feita em junho, também em São Paulo. Ainda neste ano, a atleta ja quebrou os recordes mundiais do disco (16,44m) em duas ocasiões e também possui o do dardo (14,16m), todos na classe F52, para atleta que competem em cadeira de rodas.

“Estou muito feliz com o novo recorde. Tenho treinado muito na minha cidade e quando venho ao CT Paralímpico. Bater o recorde e ainda me consagrar campeã brasileira no primeiro evento é uma honra”, comentou Elizabeth, após a conquista.

A atleta ainda volta às disputas no Campeonato Brasileiro e participará das provas de lançamento de dardo (na sexta-feira às 16h00) e de disco (sábado, às 09h50). “Eu quero muito continuar melhorando, com a certeza de que os treinos estão trazendo resultado para ir preparada para Tóquio 2020”, complementou.

O evento continuará no período da tarde, a partir das 14h, e durante o fim de semana. Outras estrelas da modalidade como o paraibano Petrúcio Ferreira, ouro nos 100m na classe T47 (amputados de membros superiores) nos Jogos Rio 2016, o alagoano Yohansson do Nascimento, campeão paralímpico nos 200m em Londres 2012 na mesma classe, estarão em ação.

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e terá transmissão ao vivo pelo canal Sportv3 no sábado, a partir das 10h30. Esta é a terceira e última etapa do ano (sendo as duas anteriores conhecidas como Circuito Loterias Caixa de Atletismo), e o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e irá, além de declarar os campeões brasileiros de suas classes, premiar atletas, treinadores e clubes com valores que variam entre quinze e mil reais.

Imprensa

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.

Patrocínios

O campeonato brasileiro de atletismo tem patrocínio das Loterias Caixa.

A Braskem é patrocinadora do paratletismo brasileiro.

Serviço

Data: 28 a 30 de setembro

Cidade: São Paulo (SP)

Local: CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo)

Programação*

Campeonato Brasileiro de Atletismo

Sexta-Feira (28/9) - 8h às 12h e 14h às 18h

Sábado (29/9) - 8h às 12h e 14h às 18h

Domingo (19/8) - 8h às 12h

*Programação sujeita a alterações

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias