Judô

Campeonato Brasileiro Sênior definirá primeiras vagas para a Seleção Principal de 2019

111.V

Vitor Lima/CBJ
Competição reunirá mais de 300 judocas em Lauro de Freitas, nos dias 09 e 10 de outubro e definirá os líderes do Ranking Nacional da CBJ que se classificam para a equipe principal

Competição reunirá mais de 300 judocas em Lauro de Freitas, nos dias 09 e 10 de outubro e definirá os líderes do Ranking Nacional da CBJ que se classificam para a equipe principal

O Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), receberá nos dias 09 e 10 de outubro judocas de 26 seleções estaduais em busca do título do Campeonato Brasileiro Sênior 2018. A competição distribui os últimos 180 pontos no Ranking Nacional da CBJ e os líderes de cada categoria, ao final do evento, garantirão uma vaga na seleção principal para defender o Brasil em 2019. As finais de todos os pesos serão na quarta-feira, 10, e terão transmissão ao vivo pelos canais ESPN e Sportv, a partir das 12h (horário de Brasília).

Outline

Programação Oficial

Lista de inscritos

A competição promete ser de alto nível técnico, contando com a participação de 315 atletas de todo o país, entre eles judocas que disputaram na última semana o Campeonato Mundial de Baku, como Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg) , Jéssica Pereira (52kg), Gabriela Chibana (48kg), Tamires Crude (57kg), Ellen Santana (70kg), Victor Penalber (81kg) e David Lima (73kg).

E a briga pelos pontos que garantirão a liderança no Ranking Nacional reserva ainda um tempero especial ao Brasileiro. Até o momento, os judocas que lideram as categorias olímpicas são estes: Ítalo Carvalho (60kg/MA), Diego Santos (66kg/BA), Alex Pombo (73kg/RS), Guilherme Schimidt (81kg/DF), Eduardo Bettoni (90kg/MG), Renan Nunes (100kg/RS) e Jonas Inocêncio (+100kg/SP), no masculino; Gabriela Chibana (48kg/SP), Eleudis Valentim (52kg/SP), Tamires Crude (57kg/RJ), Alexia Castilhos (63kg/RS), Bárbara Timo (70kg/SP), Camila Ponce (78kg/MS) e Beatriz Souza (+78kg/SP), no feminino. Para esses atletas, o título nacional significará também o passaporte para vestir o judogi da seleção no ano que vem.

O campeão brasileiro soma 180 pontos; o vice, 125; e os terceiros colocados ficam com 100 pontos. A 4ª colocação dá 80 pontos; a 5ª, 60; os sétimos garantem 45 pontos e só de participação são 15 pontos. Veja aqui o regulamento completo do Ranking Nacional Sênior CBJ.

"Estamos trabalhando duro para realizar mais um grande evento nacional, de alto nível técnico, valendo vaga na seleção principal e com a participação de alguns dos principais nomes do judô brasileiro na atualidade. Além disso, com as finais sendo transmitidas ao vivo pelo SporTV e ESPN os fãs do judô por todo o Brasil terão a oportunidade de ver seus ídolos e torcer pelos representantes de seus estados na briga pelo título nacional. Para quem já ama o judô e para aqueles que querem conhecer melhor a modalidade mais vitoriosa do Brasil em Jogos Olímpicos esse Brasileiro será uma ótima oportunidade", projeta Matheus Theotônio, gestor de Eventos Nacionais da CBJ.

Programação

As atividades na cidade baiana começarão já na segunda-feira, 08, com o credenciamento de técnicos e atletas, das 12h às 16h, no CPJ. Em seguida, às 17h30, o sorteio das chaves definirá os primeiros confrontos do Brasileiro.

Todas as 16 categorias de peso, femininas e masculinas, vão ao tatame na terça-feira, 09, para o primeiro dia de disputas. Os combates começarão pelos pesos Superligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve, às 9h. A abertura oficial será às 14h e os combates dos pesos Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado começarão às 14h30.

As disputas por medalhas ficarão para quarta-feira, 10, começando pelas definições dos bronzes, a partir das 9h. As lutas pelo título nacional serão a partir das 12h, com transmissão ao vivo dos canais SporTV e ESPN.

www.cbj.com.br
Confederação Brasileira de Judô

Mais...

Buscas

Todas as notícias