Vamos Comemorar

Hoje é Dia das Crianças

404.V

Calendarr

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Tradicionalmente, no Brasil, no Dia das Crianças os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.

Em alguns países, como Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas em 1º de junho, data conhecida como Dia Internacional da Criança.

Origem do Dia das Crianças
A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto de Lei nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade a partir de 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a "Semana do Bebê Robusto" a fim de aumentarem suas vendas.

A partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes as crianças, principalmente brinquedos.

Nossa Senhora Aparecida

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil. Esta é a data que homenageia a padroeira do país.

Origem da Data 

O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Devido a importância que esta santa possui no país, em 1946 foi iniciada a construção de um santuário dedicado a Ela no estado de São Paulo.

O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, em 1980, consagrou a igreja como basílica e Santuário Nacional. Assim, o templo é considerado o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo.

Por sua vez, o Papa Francisco, ao visitar o Brasil em 2016, elevou a basílica à catedral da Arquidiocese de Guaratinguetá.

Dia do Engenheiro Agrônomo

O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado anualmente em 12 de outubro.

Esta data homenageia o profissional responsável por ajudar a potencializar as capacidades de produção da agricultura no planeta, desde o seu ponto de vista técnico, ambiental, social e econômico.

O engenheiro agrônomo auxilia no planejamento e execução da agropecuária, aplicando técnicas agronômicas e conhecimentos científicos para gerar uma agricultura racional.

Um engenheiro agrônomo precisa concluir o curso de ensino superior em Engenharia Agrônoma e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, para poder atuar no Brasil.

Dia do Corretor de Seguros

O Dia do Corretor de Seguros é comemorado anualmente em 12 de outubro.

Esta data surgiu durante o I Encontro Mundial dos Corretores de Seguros, na Argentina, em 1970. O objetivo é homenagear essa classe de trabalhadores que se dedicam a ajudar a garantir a proteção e saúde da sociedade, assim como contribuir para o desenvolvimento da economia nacional.

No Brasil, a regulamentação da profissão de Corretor de Seguros é assegurada através da Lei nº 4.594, de 29 de dezembro de 1964. A partir desta legislação fica estabelecido os parâmetros legais para o exercício da função dos corretores de seguros – mediar os contratos entre as seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas que queiram adquirir os serviços das sociedades de seguros.

Dia Nacional da Leitura

O Dia Nacional da Leitura é comemorado em 12 de outubro.

O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos. A leitura é essencial para a formação do senso crítico, estimulando a criatividade, imaginação e enriquecendo o vocabulário dos leitores.

A data foi instituída através da Lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que também prevê a celebração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil.

Descobrimento da América

O Dia do Descobrimento da América é celebrado em 12 de outubro.

Nesta data, se recorda a chegada do navegador Cristóvão Colombo ao continente americano.

Com três caravelas, Santa Maria, Pinta e Nina, Colombo partiu da Espanha em agosto de 1492 e chegou às Bahamas em 12 de outubro de 1492. Ainda esteve em Cuba, Haiti e São Domingos.

Essa viagem mudaria para sempre o curso da história da humanidade, pois novos povos, culturas, alimentos e climas seriam conhecidos pelos europeus.

Por outro lado, os povos indígenas que habitavam no continente sofreram todo tipo de maus-tratos, perderam suas terras e foram relegados a segundo plano na nova sociedade que nascia.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias