Vamos Comemorar

Hoje é dia da Proclamação da República e também...

463.V

Calendarr

Dia da Proclamação da República

O Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente dia 15 de novembro e é considerado um feriado nacional.

A Proclamação da República do Brasil foi realizada em 15 de novembro de 1889.

O evento aconteceu no Rio de Janeiro, a então capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império.

Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e, posteriormente, se consagrou o primeiro presidente do Brasil.

O Brasil era o único país independente do continente americano governado por um imperador. A independência do país havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, através da assinatura do decreto por Dona Leopoldina e da ação de Pedro I.

Saiba mais sobre a Independência do Brasil.

Origem da Proclamação da República do Brasil
Após a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros passaram a exigir mais reconhecimento por parte do governo.

A oposição ao Império também partiram da igreja, pois o Imperador detinha o poder de interferir na organização do clero no Brasil. O incidente da "Questão Religiosa" provocou um grande descontentamento nos bispos, padres e demais membros da Igreja Católica.

Porém, o fato que potencializou o movimento republicano foi a abolição da escravatura, através da Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888.

Os grandes proprietários rurais escravocratas também passaram a se opor ao império, pois não receberam nenhum tipo de indenização pela perda da propriedade dos seus escravos.

Sem querer provocar uma guerra fratricida entre os brasileiros, Dom Pedro II aceita ser expulso do Brasil na madrugada do dia 16 de novembro.

Dia Nacional da Umbanda

O Dia Nacional da Umbanda é comemorado anualmente em 15 de Novembro.

A data celebra a religião da Umbanda, considerada totalmente brasileira e criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e demais religiões de origens africanas e indígenas.

Os umbandistas sofreram preconceito e discriminação por causa da religião no Brasil. Muitos associavam suas práticas umbandistas como satânicas.

No entanto, a Umbanda é mais um exemplo da rica diversidade cultural brasileira! Normalmente, os cultos são feitos em terreiros, onde os espíritos de caboclos, pombas-giras, orixás e crianças, incorporam nos médiuns, fazem aconselhamentos ou abençoam as pessoas presentes.

Dia do Joalheiro

O Dia do Joalheiro é comemorado anualmente no dia 15 de novembro.

Nesta data lembramos do profissional que é responsável por transformar pedras lapidadas e metais em verdadeiras obras de arte e assim ornar homens e mulheres.

As joias acompanham o ser humano desde os primórdios dos tempos. Tinham uma função de mostrar o cargo e o poder de uma pessoa. Por isso, os reis e rainhas levam coroas, cetros e outras joias que são usadas para distinguir sua função.

Igualmente, podem significar a profissão, como é o caso do anel que muitos profissionais recebem quando se formam, ou um compromisso, no caso das alianças de casamento. Em todos esses objetos está por trás a mão hábil e experiente de um artesão, o joalheiro, que cria peças únicas.

A origem do Dia do Joalheiro remete à fundação do Sindicato dos Trabalhadores Joalheiros, na cidade de São Paulo, em 1959.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias