Judô

Divulgado o Ranking Nacional de Judô Paralímpico 2018

47.V

Daniel Zappe/CBDV/MPIX
Gabriel Silva e Maico Rodrigues durante o Grand Prix Internacional 2018

Gabriel Silva e Maico Rodrigues durante o Grand Prix Internacional 2018

Por meio do Departamento Técnico da CBDV, o Ranking Nacional de Judô Paralímpico 2018 foi divulgado nesta quarta-feira, 28, com os pontos contabilizados nos anos de 2017 e 2018, sendo o atual, com um peso maior que o anterior.

Na categoria masculina foram ranqueados 41 judocas e, na feminina, 35 atletas, em sete e seis divisões de peso, respectivamente. Os pontos conquistados em 2017 valem 50% e perdem valor no próximo ano. Assim como os atletas que mudaram de categoria, perdem a pontuação da categoria anterior.

Em compensação as medalhas conquistadas nas principais competições, como Jogos Paralímpicos, Campeonatos Mundiais e Parapan-Americanos valem o dobro. Já a participação nestes eventos credenciam o atleta com 5 pontos.

O judoca que mais se destacou e atingiu a maior pontuação na categoria masculina foi o peso pesado Wilians Araújo com 85 pontos. O atleta da CEIBC-RJ esteve presente em todas as competições, exceto no Grand Prix Infraero de Judô Paralímpico – Etapa Final deste ano, quando participou da Copa do Mundo do Cazaquistão no mesmo período.

No feminino, o maior destaque e principal nome do Brasil na modalidade no ano foi Alana Maldonado. A atleta conquistou a inédita medalha de ouro do país em campeonatos mundiais e superou as concorrentes na categoria dos médios (-70kg). A judoca que obteve a maior pontuação entre todas as divisões foi Lúcia Araújo com 89.

Confira os eventos que valeram pontos:

2018
Grand Prix Internacional Infraero de Judô Paralímpico
IBSA Judo World Cup (Turquia)
IBSA Judo Pan-American Championships (Canadá)
Grand Prix Infraero de Judô Paralímpico (Rio de Janeiro/RJ)
IBSA Judo World Cup (Cazaquistão)
IBSA Judo World Championships (Portugal)

2017
Grand Prix Internacional Infraero (São Paulo/SP)
IBSA Judo American Championships (São Paulo/SP)
IBSA Judo World Cup (Uzbequistão)
Grand Prix Infraero de Judô Paralímpico (Porto Alegre/RS)

www.cbdv.org.br
Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Mais...

Buscas

Todas as notícias