Judô

Evento em Macaé comemora os 110 anos da imigração japonesa

75.V

O Debate
Evento vai acontecer a partir das 19h30, na sede da Academia Matsuda, no Centro

Evento vai acontecer a partir das 19h30, na sede da Academia Matsuda, no Centro

Festa - “Iminkan Matsuri”, promovida pela Associação Matsuda de Judô, será nesta sexta-feira.

Em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Matsuda de Judô vai promover a festa “Iminkan Matsuri”. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (30), a partir das 17h30, na Academia Matsuda. A programação terá culinária japonesa junto ao restaurante Sansai (Yakisoba, Karê, Tempurá, entre outras), karaokê, oficinas (Origami, Nihongo, Ikebana, entre outras), lembranças, artesanato e produtos típicos, programação para as crianças com animadora, pula-pula e brincadeiras infantis. O encerramento será com Bonenkai.

A organização convida a todos para prestigiar essa grande festa. Lembrando que a entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas por telefone através do número: (22) 2763-0218. A Academia Matsuda fica situada na Rua Visconde de Quissamã, número 123 A – Centro.

Um dos nomes mais consagrados da cidade, o professor de judô, Shiro Matsuda é hoje referência não apenas em Macaé, como no país. Esse ano, o prefeito, Dr. Aluízio, publicou uma carta de reconhecimento ao mestre com o seguinte conteúdo: “A cidade de Macaé vem indicar como reconhecimento entre os 110 japoneses mais importantes da história dessa nação, o atleta e professor Shiro Matsuda, publicamente reconhecido em toda nossa região pela sua sabedoria, simplicidade e influência nas últimas seis gerações. Sem dúvida nenhuma, nesse momento, o professor Matsuda encarna uma das grandes virtudes da humanidade, que é a solidariedade em benefício e respeito às novas gerações”.

Após essa publicação, a Câmara de Vereadores emitiu uma moção de aplausos assinada por todos os parlamentares. Graças a esse apoio dos macaenses, Matsuda foi um dos 110 japoneses escolhidos pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo) para receber a Comenda Kasato Maru em homenagem ao 110º aniversário da imigração japonesa no Brasil. Foram escolhidos 110 imigrantes notáveis de todo o país, que prestam serviços relevantes à sociedade e contribuem com o estreitamento de laços entre as duas nações.

www.odebateon.com.br
O Debate/Marianna Fontes

Mais...

Buscas

Todas as notícias