Tiro Esportivo

Débora Campos retorna aos pódios no Brasileiro de Tiro Esportivo após cirurgias nos ombros

66.V

Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB

O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, que começou na manhã desta sexta-feira, 30, em Deodoro, no Rio, marca o retorno aos pódios da carioca radicada em Curitiba, Paraná, Débora Campos, 43, após cirurgias nos ombros. A atleta faturou a medalha de ouro na prova de P2 – 10m pistola de ar SH1 logo na primeira prova da competição, no Centro Militar de Tiro Esportivo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O evento conta com a participação de 40 atletas de seis Estados: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As provas seguem até o domingo, 2.

Depois da participação nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Débora constatou lesões nos dois ombros e ficou mais de um ano sem competir. Em julho de 2018, a atleta decidiu operar os dois ombros. Cerca de três meses depois das cirurgias, a atleta precisou participar do Campeonato Sul Brasileiro da modalidade, que é passagem obrigatória para se classificar para o Brasileiro deste final de semana, em Deodoro.

Ainda em fase recuperação, especialmente do ombro esquerdo, a canhota Débora já se consagrou campeã brasileira na prova P2 – pistola de ar 10m SH1 neste Brasileiro.

“Para a fase que ela está, de recuperação, o resultado foi bom. Débora ainda tem muito o que melhorar e acredito que conseguirá. Quero contar com ela na Seleção nas principais competições de 2019” disse James Walter, técnico da Seleção Brasileira de tiro esportivo paralímpico. Débora volta ao stand de tiro na tarde desta sexta-feira para disputar a prova de pistola standard 10m misto SH1. Neste sábado, 1, ela fará a prova P3 – pistola mista 25m SH1.

Aos 12 anos a esportista perdeu a perna acima do joelho devido a complicações depois de um atropelamento, e conheceu o tiro esportivo paralímpico em 2009.

Também na manhã desta sexta-feira, 30, aconteceu a qualificatória da prova P1 – pistola de ar 10m SH1 e os atletas Geraldo Rosenthal e Ricardo da Costa, ambos classificados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, conquistaram vagas para a final desta prova que acontecerá na tarde desta sexta. Ao todo, seis brasileiros já estão classificados para o Parapan de Lima: os paulistas Alexandre Galgani e Carlos Garletti, o gaúcho Geraldo Rosenthal, os paranaenses Marcelo Hyroshi e Sérgio Vida e o carioca Ricardo Gomes.

O Brasileiro de Tiro Esportivo encerra o calendário nacional da modalidade e é a competição com maior atribuição de pontos para o ranking brasileiro. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e o ranking nacional serve como base para bolsas da próxima temporada.

No próximo ano, além dos Jogos Parapan-Americanos, haverá a disputa do Campeonato Mundial de Tiro Esportivo. A competição está prevista para outubro de 2019, em Sydney, na Austrália.

Confira abaixo os resultados desta sexta-feira, 30 de novembro:

P2 – 10m pistola de ar SH1
1º lugar – Débora Campos
2º lugar – Beatriz Cunha
3º lugar – Eloisa Rodrigues

R9 – 50m rifle SH2
1º lugar – Alexandre Galgani
2º lugar – Flavio Campos

R7 – 50m rifle 3 posições SH1
1º lugar – Carlos Garletti
2º lugar – Benedito Silva
3º lugar – Enio Alfonso

Time São Paulo
O atleta Alexandre Galgani é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa para identificação.

Patrocínios
O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo tem patrocínio das Loterias Caixa.

Serviço
Data: 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro
Cidade: Deodoro (RJ)
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE). Av. Brasil, 26.196 - Gericinó - RJ

Programação
Sexta-feira (30/12) – 9h às 12h / 14h às 17h
Sábado (1/12) - 9h às 12h / 14h às 17h
Domingo (2/12) – 9h às 12h30
*Programação sujeita a alterações

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias