Vamos Comemorar

Hoje é dia Mundial da Doença Rara, de São Romão e Lupicino e dia da Ressaca

50.V

Calendarr

Dia Mundial da Doença Rara

O Dia Mundial da Doença Rara é comemorado anualmente no último dia de fevereiro.

A data é celebrada em setenta países do mundo, com o objetivo de sensibilizar a população, os órgãos de saúde pública, médicos e especialistas em saúde para os tipos de doenças raras existentes e toda a dificuldade que os seus portadores enfrentam para conseguir um tratamento ou cura.

O Dia Mundial da Doença Rara foi celebrado pela primeira vez em 2008, pela Organização Europeia de Doenças Raras - Eurordis. Normalmente, a data é celebrada em 29 de fevereiro, nos anos bissextos, sendo que, nos outros anos, comemora-se em 28 de fevereiro.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil conta com 15 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara. São consideradas raras as doenças que atingem até 65 em cada 100 mil pessoas.

Por norma, elas são de origem genética e manifestam-se logo nos primeiros anos de vida da criança.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde e da Eurordis, as doenças raras são aquelas classificadas seguindo quatro principais fatores: incidência, raridade, gravidade e diversidade. A previsão é que cerca de 8% da população mundial tenha algum tipo de doença rara, ou seja, uma em cada 15 pessoas.

Dia de São Romão e Lupicino

O Dia de São Romão (o eremita) é comemorado anualmente em 28 de fevereiro.

Esta data celebra a vida e obra dos santos São Romão e São Lupicino, dois irmãos peregrinos que viveram durante o século V na França.

São Romão é considerado um dos primeiros monges franceses. Começou na vida religiosa aos 35 anos de idade, peregrinando pelas montanhas desertas entre a França e Suíça.

Algum tempo depois, após ficar viúvo, o seu irmão Lupicino se juntou a Romão e juntos fundaram dois novos mosteiros, um na cidade de Condat e outro em Lancome.

De acordo com a história, ao visitar o túmulo de São Maurício, em Genebra, São Romão teve que se refugiar numa caverna onde viviam dois leprosos.

Para mostrar que os doentes não precisavam temer a sua presença ali, Romão abraçou e beijou os leprosos. No dia seguinte, ambos estariam completamente curados da lepra.

A popularidade de Romão como um santo milagreiro, após este episódio, se intensificou por toda a Europa.

No entanto, São Romão não gostou de toda a veneração que lhe estava sendo atribuída e decidiu se isolar no seu mosteiro o resto da vida, até morrer em 28 de fevereiro de 463, aos 73 anos.

Dia da Ressaca

O Dia da Ressaca é comemorado anualmente em 28 de fevereiro no Brasil.

Todo mundo adora beber uns bons drinks com os amigos, mas quando alguém exagera na bebida, surge a velha e indesejada ressaca.

A ressaca é uma resposta do organismo humano, que alerta quando o corpo está intoxicado pelo álcool.

Dores de cabeça, enjoos e desidratação são alguns dos sintomas mais comuns da ressaca.

O dia da ressaca não é muito popular no Brasil, mas as pessoas que resolvem “comemorar” esta data, reúnem os amigos e compartilham histórias de bebedeiras e ressacas, enquanto tomam uns drinks.

Esta data também pode servir para lembrar as pessoas que costumam ficar constantemente de ressaca sobre os cuidados básicos para amenizar os sintomas ou mesmo prevenir este desconforto.

As principais dicas são:
Beber bastante líquido, de preferência água ou água de coco, chá verde e sucos naturais;
Não comer alimentos fritos, dando preferência para assados;
Sopa e caldos são sempre muito bons para desintoxicar o organismo.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias