Data Comemorativa

Vamos comemorar! Hoje é dia do Fuzileiro Naval e do Paleontólogo

493.V

Calendarr

Dia do Fuzileiro Naval

O Dia do Fuzileiro Naval é comemorado em 7 de março no Brasil.

A criação desta data é uma homenagem à chegada da Brigada Real da Marinha Portuguesa (que deu origem ao Corpo dos Fuzileiros Navais do Brasil) em terras brasileiras, precisamente no Rio de Janeiro, em 7 de março de 1808.

A Brigada Real da Marinha acompanhou a Família Real Portuguesa quando esta migrava para o Brasil para se proteger das ameaças de invasão de Napoleão Bonaparte.

O que são fuzileiros navais?
Os fuzileiros navais são militares. O termo "fuzileiro" é uma referência ao fuzil, espingarda usada pelos soldados, que por esse motivo passaram a ser chamados de fuzileiros.

O Corpo dos Fuzileiros Navais, parte integrante da Marinha do Brasil, é responsável pela segurança do país de ameaças vindas do mar.

No entanto, estes grupos de militares também são treinados para combaterem em terra, sendo apelidados de “anfíbios”, por estarem aptos a se adaptar às condições de ambos os ambientes (terra e água).

Dia do Paleontólogo

O Dia do Paleontólogo foi estabelecido em 7 de março, data da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia, ocorrida no ano de 1958.

O governo do estado de São Paulo também estabeleceu o dia do Paleontólogo em 15 de junho, através da Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981. No entanto, esta data não é aceita pelos paleontologistas.

Qual é o trabalho de um paleontólogo?
Os paleontólogos são os cientistas que se dedicam a estudar fósseis de animais e seres humanos, fazendo com que tenhamos mais conhecimento sobre os seres que já viveram na Terra no passado.

Mas, ao contrário do que possa parecer, o paleontólogo não trabalha somente em escavações. A pesquisa em laboratório e a análise dos resultados é fundamental nesta carreira.

A Paleontologia, como ciência, foi estabelecida no século XIX pelo francês Charles Cuvier. No entanto, desde a Antiguidade os estudiosos já observavam restos de animais e conchas nas rochas marinhas.

Desde então, a Paleontologia tem crescido e se popularizado através de museus e filmes de ficção-científica.

No Brasil, não existe uma graduação específica para a Paleontologia e o estudante tem que cursar Geologia ou Biologia, para depois se especializar neste campo.

O arqueólogo também estuda fósseis?
O arqueólogo trabalha na investigação de vestígios da atividade humana. Isso quer dizer que modos de vida podem ser estudados através de materiais.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias