Data Comemorativa

Vamos comemorar! Hoje é Aniversário de Recife, dia do Bibliotecário e Mundial Contra a Cibercensura

77.V

Calendarr

Aniversário de Recife

O Aniversário de Recife, capital de Pernambuco, é comemorado em 12 de março. Não é feriado, motivo pelo qual, com exceção das escolas municipais, todo o resto funciona normalmente. Isso porque não se sabe exatamente qual a data da fundação da cidade; esse dia faz apenas referência a essa comemoração.

Na mesma data que Recife, Olinda, chamada sua "cidade-irmã" também celebra anos de existência.

Conhecida como "Veneza Brasileira", "Manguetown" e "Florença dos Trópicos", Recife é uma das cidades mais visitadas por turistas no Brasil, principalmente durante o Carnaval.

As praias, a arquitetura histórica e a cultura da capital pernambucana também são ótimos atrativos para turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Fundada em 12 de março de 1537, Recife celebrou 480 anos em 2017, enquanto que Olinda, fundada dois anos antes (12 de março de 1535), completou 482 anos de existência.

Atividades para o Aniversário de Recife
Anualmente, a prefeitura de ambas as cidades organizam festas com show, um bolo de aniversário gigante, entre outras atrações especiais para celebrar esta data festiva.

Assim como em Recife, a prefeitura de Olinda também organiza anualmente uma série de shows e atrações artísticas e culturais para comemorar esta data.

Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 com efeitos em todo o território nacional.

O bibliotecário é o profissional formado em biblioteconomia e que trabalha para o progresso cultural do país. Ele faz o gerenciamento das bibliotecas, o que compreende uma série de tarefas, dentre as quais a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, apenas para citar alguns.

Origem do Dia do Bibliotecário
A data é comemorada no dia 12 de março por essa ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Depois de trabalhar durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Bastos Tigre assumiu a direção da biblioteca, cujo cargo exerceu mesmo depois de aposentado.

Engenheiro, o nosso homenageado foi escritor, poeta, publicitário, além de bibliotecário, claro, entre outros. O tão conhecido slogan "Se é Bayer é bom" foi criado por ele.

Dia Mundial Contra a Cibercensura

O Dia Mundial Contra a Cibercensura é comemorado anualmente em 12 de março, em todo planeta.

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade mundial sobre a liberdade de expressão e comunicação online, apoiando a internet a se tornar única e acessível a todas as pessoas do planeta de maneira igualitária.

Todos os dias, os chamados "netcidadãos", em vários lugares do mundo sofrem represálias dos governos de seus respectivos países com restrições na liberdade de expressão e comunicação no "mundo digital".

A ONG "Repórteres sem Fronteiras" é a instituição responsável pelo controle dos direitos dos cidadãos de se expressar na internet em todo o mundo.

É isso mesmo. Há países quem o uso da internet não é livre. Assim, no site dessa instituição podemos verificar quais são os chamados "predadores" ou "países inimigos da internet". Apenas para citar alguns: Arábia Saudita, Barein, Bielorrússia, China, Coreia do Norte, Cuba, Irã, Síria, Venezuela, México e Peru.

Origem do Dia Mundial contra a Cibercensura
O Dia Mundial contra a Cibercensura foi criado por iniciativa da ONG "Reporters Without Borders" - Repórteres sem Fronteiras, uma instituição fundada em 1985 na França, por Robert Ménard, Rony Brauman e Jean-Claude Guillebaud.

A data foi celebrada pela primeira vez em 2009.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias