Vamos Comemorar

Hoje é dia de Monteiro Lobato, dia do Amigo, dia Nacional do Livro Infantil

790.V

Calendarr

Dia de Monteiro Lobato

O Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril. A data foi escolhida para homenagear uma das maiores vozes da literatura infantil do Brasil, o escritor Monteiro Lobato, nascido no dia 18 de abril.

Nesse dia, diversas homenagens ao escritor acontecem nas escolas, bibliotecas e centros culturais. Leituras dramatizadas, teatros de fantoches e apresentações são realizadas em todo o país. A ideia principal é incentivar a leitura e alertar para sua importância na formação dos seres humanos.

Segundo Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros."

Origem da Data
A Dia de Monteiro Lobato foi instituído por meio da Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A partir daí, essa data promove diversas atividades relacionadas com o literatura infantil e a importância de adquirir o hábito da leitura desde cedo.

Atividades para o Dia de Monteiro Lobato
Desde a sanção da lei em 2002, escolas de educação infantil promovem eventos e atividades para esse dia. Algumas delas são:

Idas às bibliotecas
Leituras de estórias
Apresentações teatrais
Doação de livros aos alunos
Quem foi Monteiro Lobato?
Monteiro Lobato

Nascido em 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, Monteiro Lobato foi um escritor e editor pré-modernista. Considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX, Lobato foi precursor da literatura infantil no Brasil. Sua obras que merecem destaque fazem parte da coleção composta por 23 volumes: "Sítio do Pica Pau Amarelo".

O escritor ficou famoso por criar personagens como Dona Benta, Narizinho e Pedrinho, Tia Nastácia, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim. Monteiro Lobato veio a falecer em 4 de julho de 1948.

Dia do Amigo

O Dia do Amigo é comemorado em diferentes datas no Brasil. O dia 18 de abril é a data popular e não oficial (isto é, não estabelecida por lei) da comemoração do Dia do Amigo.

Normalmente, nesta data é comum a troca de mensagens entre amigos, assim como presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas.

Além do Dia Internacional do Amigo, em 20 de julho, recentemente também se tornou comum a celebração do Dia do Amigo do Facebook, em 4 de fevereiro. Esta última comemoração se dedica em homenagear os chamados “amigos virtuais”, que são cada vez mais comuns atualmente.

Saiba mais sobre o Dia do Amigo do Facebook.

Mensagens para o Dia do Amigo
Os verdadeiros amigos são poucos e devem ser tratados como pedras preciosas... Tenho você no lugar mais especial do meu coração! Feliz Dia do Amigo!

Os verdadeiros amigos são como nossa segunda família. Muito obrigado por ter entrado na minha vida e se instalado no cantinho mais especial do meu coração!

Não importa se brigamos, gritamos ou nos chateamos um com o outro... Você é a única pessoa que sei que posso confiar e contar para os bons e maus momentos. Obrigado por estar em minha vida! Feliz Dia do Amigo!

Tenho a certeza que existem poucos seres humanos tão maravilhosos e amigáveis neste mundo... E eu tenho a sorte de ter encontrado um em minha vida! És meu melhor amigo e quero que possas contar comigo para todas as barreiras e felicidades, meu amigo! Feliz Dia do Amigo!

Acesse o Mundo das Mensagens e veja outras lindas homenagens para os seus amigos!

Dia Internacional do Amigo
O dia 20 de julho é a data internacional do Dia do Amigo, comemorado especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai.

A data foi criada na Argentina e pretendia, inicialmente, celebrar a chegada do homem à Lua, um evento que significava, para quem o criou (o argentino Enrique Ernesto Febbraro), que a união pode ultrapassar qualquer obstáculo.

Saiba mais sobre o Dia Internacional do Amigo.

Para além dessas duas datas, existe ainda o Dia Internacional da Amizade, criado pela Organização das Nações Unidas em 2011, convidando todos os países a celebrarem a união fraternal no dia 30 de julho de cada ano.

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril.

Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um colosso da literatura infantil brasileira. Esta data foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002.

Atividades para o Dia Nacional do Livro Infantil
As melhores atividades para o Dia Nacional do Livro Infantil incluem a leitura de obras brasileiras e internacionais da literatura infantil. Mas não só. Use a imaginação:

Faça pequenas peças de teatro baseadas nos clássicos da literatura infantil, como o Soldadinho de Chumbo, por exemplo;
Incentive as crianças a escreverem seus próprios contos infantis, ou se não souberem escrever ainda, a contar uma história para os coleguinhas;
Pinte desenhos ou histórias em quadrinhos;
Escreva um conto infantil usando ideias dadas pelas crianças;
Conte a história de Monteiro Lobato.


www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias