Vamos Comemorar

Hoje é dia das Mães e...

433.V

blogangeloni.com.br

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.

O Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães pela dedicação, amor e carinho que dão aos seus filhos diariamente.

É comum no Dia das Mães os filhos fazerem surpresas às suas mães, dando presentes ou organizando atividades que demonstrem toda a admiração que sentem por ela.

Origem do Dia das Mães

Dia das Mães na Antiguidade
A comemoração mais antiga do Dias das Mães tem origem na Grécia antiga, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a Mãe dos deuses. A tradição de homenagem às mães continuou com as festas em honra de Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe).

Dia das Mães na Inglaterra - Século XVII
Depois de cristianizado, o Império Romano continuou celebrando o Dia das Mães, mas no 4º domingo da Quaresma, em honra da virgem Maria, e da igreja-Mãe. Mas foi só no século XVII, na Inglaterra, que as pessoas começaram a voltar para suas igrejas-mãe no 4º domingo da Quaresma. Passou a ser conhecido na Inglaterra como "Domingo das Mães".

O Dia das Mães se tornou um dia importante para os criados, que passaram a ter folga nesse dia para visitarem as suas igrejas-mãe com suas mães e restante da família. Os feriados ainda não tinham sido inventados, por isso o Dia das Mães era para essas pessoas a única oportunidade de terem uma folga para estarem com a família.

Dia das Mães nos Estados Unidos - Século XX
No Século XX, uma jovem americana chamada Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas com ela, suas amigas resolveram dar uma festa, para perpetuar a memória da mãe de Anna e ao mesmo tempo tentar animá-la. Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, independente de estarem vivas ou mortas, e em pouco tempo a comemoração se propagou por todo os Estados Unidos.

Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, e passou a ser comemorada no dia 9 de maio. Aos poucos a homenagem foi se espalhando para outros países.

Dia das Mães no Brasil
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no país.

Em 1947, a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.

Quer fazer uma surpresa para a sua mãe? A gente dá a dica: Maneiras de deixar sua mãe super feliz.

Dia das Mães nos próximos anos
Como dito, o Dia das Mães no Brasil é comemorado anualmente no segundo domingo de maio, por este motivo, esta data é móvel, sendo modificada todos os anos. Confira quando cairá o Dia das Mães nos próximos anos:

Dia das Mães 2020 - 10 de maio de 2020
Dia das Mães 2021 - 9 de maio de 2021
Dia das Mães 2022 - 8 de maio de 2022
Dia das Mães 2023 - 14 de maio de 2023

Dia da Cozinheira

O Dia do Cozinheiro ou Dia da Cozinheira é comemorado anualmente no Brasil em 10 de Maio.

A data celebra o profissional (ou não) que se dedica a preparar refeições deliciosas! Com técnica e dedicação, os cozinheiros são responsáveis por fazer maravilhas gastronômicas na cozinha.

Os cozinheiros podem atuar em restaurantes, hospitais, empresas ou em escolas, que aliás possuem uma data comemorativa exclusiva - Dia do Merendeiro (a) Escolar, celebrado em 30 de Outubro.

Os cozinheiros não precisam ser grandes chefs ou trabalhar em algum lugar para ser reconhecido neste dia. O cozinheiro do lar, que faz as maravilhas que você come todos os dias em casa, também merece os parabéns pelo seu esforço e carinho ao preparar os pratos!

Origem do Dia do Cozinheiro
Não se sabe ao certo o motivo para o Dia do Cozinheiro ser comemorado em 10 de maio. No entanto, um grande motivo para comemoração é a aprovação do Decreto de Lei nº 6.049, de 2005, do deputador Alex Canziani, que regulamenta e oficializa a profissão de cozinheiro no Brasil.

Dia do Campo

O Dia do Campo é comemorado anualmente em 10 de maio. Em algumas regiões do Brasil, no entanto, a data pode ser celebrada no dia 5 de maio.

A data surgiu com o objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade. No campo são exploradas diversas atividades, sendo que o destaque vai para a agricultura e pecuária.

Atualmente, um dos grandes desafios do campo, é a geração de alimentos que possam abastecer uma população mundial com mais de 7 bilhões de habitantes, sem causar prejuízos para o meio ambiente.

A exploração consciente e sustentável da área rural é uma tarefa de todo o ser humano e empresa que trabalha direta ou indiretamente com o campo.

Campo no Brasil

No Brasil, desde 1970, com o decreto Lei nº 1.146/70, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra é o responsável por regulamentar e executar as políticas agrárias no território nacional.

De acordo com os dados do IBGE, do Censo de 2010, 84,4% da população brasileira vive em áreas urbanas e 15,6%, em zonas rurais.

No campo brasileiro se registram também disputas sangrentas pela posse de terra que prejudicam os pequenos agricultores, indígenas e quilombolas.

No entanto, também vem dali os alimentos, e grande parte dos produtos que são exportados e geram riqueza para o país.

Dia do Guia de Turismo

O Dia do Guia de Turismo é celebrado em 10 de maio.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a auxiliar e entreter os turistas durante as viagens, apresentando os pontos turísticos e os melhores aspectos de determinada região.

Além de um grande conhecimento sobre a cultura, história e rotinas do local, o guia de turismo precisa saber falar diferentes idiomas, ser simpático e carismático com os turistas.

No Brasil, a profissão de Guia de Turismo está regulamentada através da lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. De acordo com esta lei, o profissional pode ser classificado em 4 diferentes áreas: guia turismo regional, nacional, internacional e especializado em atrativos naturais. Para cada uma das classificações, existem exigências e competências específicas que o guia turístico deverá ter.

Para que o profissional possa exercer a sua função corretamente, este deve ter concluído um curso profissionalizante na área turística e estar cadastrado no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos).

Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus

O Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus é celebrado anualmente em 10 de maio.

Uma doença complexa e de difícil diagnóstico. Por este motivo, as pessoas devem estar atentas aos seus primeiros sintomas (dor nas articulações, fadiga, inchaço, febre, vermelhidão na face) para que possam começar com o tratamento atempadamente.

A ideia da criação do Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus surgiu justamente para conscientizar a população sobre a importância de se manter ciente sobre os aspectos desta doença.

Estima-se que existam aproximadamente 200 mil brasileiros com lúpus.

Algumas instituições e associações de combate ao lúpus realizam diversas atividades nesta data com o objetivo de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância do reconhecimento e tratamento desta doença.

O que é Lúpus?
O lúpus é uma doença genética (não hereditária), o que quer dizer que há pessoas que estão predispostas a tê-la, mas não significa que uma mãe com lúpus terá um filho com a mesma doença. O lúpus pode ser desencadeado por fatores hormonais ou ambientais, é autoimune, não contagioso,infecccioso ou maligno, mas sim crônico.

Não existe cura para o lúpus, no entanto, pode ser controlado, de modo a manter a qualidade de vida do paciente.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • PARA ABENÇOAR

Outras notícias...