Fórum Internacional

Em busca de melhorias para o esporte: A experiência de Yane Marques no 9º Fórum Internacional de Atletas, em Lausanne

88.V

Rodolfo Buhrer/COB
Artigo de Yane Marques, medalhista de bronze em Londres 2012 e vice-presidente da Comissão de Atletas do COB

Artigo de Yane Marques, medalhista de bronze em Londres 2012 e vice-presidente da Comissão de Atletas do COB

Entres os dias 13 e 15 de abril tive a honra de representar o Brasil e a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no 9º Fórum Internacional de Atletas, em Lausanne, na Suíça. Organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o evento reuniu representantes de mais de 200 países diferentes de todo mundo.

O Fórum foi uma excelente oportunidade para os representantes dos atletas se capacitarem para melhor administrarem as Comissões de Atletas e estarem mais conscientes sobre o papel que eles podem ter no movimento esportivo.

Pessoalmente, foi uma experiência incrível. Minha primeira viagem vivendo o esporte de uma maneira tão diferente, representando o Time Brasil e seus atletas fora de uma competição. Tive uma oportunidade ímpar de estar no meio de discussões fundamentais para melhoria do esporte.

Foram dias de intensas trocas de ideias sobre a função das comissões de atleta, entre outros temas como transição de carreira e controle antidoping. Temos um papel fundamental de atuarmos como interlocutores entre os atletas e as autoridades, ser exemplo, mediarmos conflitos e ajudarmos na criação de políticas públicas de esportes.

Percebe-se no mundo inteiro uma evolução no modelo de formação das Comissões de Atletas e o considerável aumento no número de interessados em fazer parte delas. Hoje, no COI, os atletas são escolhidos por votação, o que torna a representatividade ainda mais forte.

Felizmente, este modelo é seguido no Brasil. Por aqui, uma eleição direta elege os representantes na Comissão do COB. Também conquistamos 12 cadeiras na Assembleia do COB e participamos das principais decisões da entidade. Temos uma estrutura organizada, estatuto e participação efetiva nas decisões internas do COB.

Por fim, agradeço pela oportunidade que me foi dada e volto de Lausanne com um sentimento de que o Brasil está à frente da maioria das comissões de atletas do mundo.

Yane Marques é medalhista de bronze do pentatlo moderno nos Jogos Londres 2012 e vice-presidente da Comissão de Atletas do COB.

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias