Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação

1ª Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação define Seleção do Mundial

141.V

Alê Cabral / CPB

No último dia de disputas da primeira fase Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação, o paulista Gabriel Cristiano (classe S8) e o catarinense Talisson Glock (S6) atingiram os índices classificatórios para o Mundial da modalidade. A competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, nestas sexta-feira, 10, e sábado, 11, foi a última oportunidade para os atletas atingirem as marcas para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e para o Mundial de Natação, em Londres, que acontecerão no segundo semestre.

O nadador Gabriel Cristiano, natural do Guarujá, no litoral de São Paulo, nadou os 100m livre em 1min00s81, 16 centésimos abaixo do índice, além de garantir mais uma prova em Londres, em setembro, também estabeleceu um novo recorde brasileiro da classe S8. O catarinense Talisson Glock fez a mesma prova em 1min09s46 e superou a marca classificatória de 1min15s71 da classe S6 e assegurou sua participação no Mundial.

”Fechamos a Seleção que irá para o Mundial e grande parte da que vai para o Parapan. Agora temos um objetivo para treinar. Vamos planejar o programa de treinos de acordo com as competições que cada um vai disputar e também dos que vão para as duas. Serão 26 na equipe de Londres e 40 na de Lima“, afirmou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Na sexta-feira,10, primeiro dia de disputas da Nacional, a gaúcha Susana Schnardorf (SM4) completou os 150m medley em 3min03s15 e conquistou sua vaga para a competição na capital britânica. Outras duas nadadoras também carimbaram o passaporte: a paulistana Esthefany Rodrigues (SM5) que fez os 200m medley em 3min54s88 e a mineira Laila Suzigan (S6) nos 50m borboleta com a marca de 42s09.

O Brasil disputará três revezamentos no Mundial de Londres: 4x100m livre misto 49 pontos, 4x50m livre misto 20 pontos e 4x50m medley misto 20 pontos. O Campeonato Mundial de Natação será entre os dias 9 e 15 de setembro, logo após os Jogos Parapan-Americanos de Lima, que ocorrerão de 23 de agosto a 1º setembro.

Os índices estabelecidos como critério para convocação da Seleção que representará o Brasil em grandes competições são calculados pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com base no ranking mundial da modalidade. A maioria dos nadadores atingiu o índice no Open Internacional Loterias Caixa, que ocorreu há duas semanas no CT Paralímpico. Na ocasião, 21 nadadores atingiram o índice para o Mundial e 32 para o Parapan de Lima.

Em território brasileiro, ocorrerá nesta temporada a segunda etapa Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação, nos dias 13 e 14 de julho, no CT Paralímpico, em São Paulo. Já a terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro e está programado para ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, também no CT, e reunirá os melhores nadadores do ano.

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias