Vamos Comemorar

Hoje é dia do Desafio e...

345.V

Prefeitura de São Paulo

Dia do Desafio

O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental.

Nesta data, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo.

A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.

Origem do Dia do Desafio
Originalmente, o Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá, mas om o passar dos anos, o espírito do Dia do Desafio se consolidou e espalhou-se por todo o mundo.

Atualmente, esta é uma iniciativa apoiada pela International Sport and Culture Association (ISCA), e promovida pela Tafisa e Unesco.

No Brasil, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All (Tafisa). A partir do ano 2000, quem assume a organização do evento é o Sesc São Paulo.

Em 2015, o Dia do Desafio passou a integrar o Programa Move Brasil, como mais uma ferramenta para garantir a meta de incentivar a prática de atividades físicas e esportes em todo o país.

Dia de São Maximino

O Dia de São Maximino é celebrado anualmente em 29 de maio.

Também conhecido como São Maximino de Tréves, este santo é tido com Bispo da Igreja é um dos principais combatentes, ao lado de Santo Atanásio, do Arianismo que confundiu muitos cristões durante o século IV.

Existe uma história popular que caracteriza bem a luta de Maximino contra o imperador ariano de Constantinopla, Constâncio. Na lenda, Maximino caminhava pela floresta e foi atacado por um urso que, impiedosamente, devorou o jumento que o bispo usava para se locomover. Após a cena trágica, de modo firme e inabalável, Maximino teria obrigado o urso a carregar todos os fardos que eram transportados pelo animal que tinha acabado de ser devorado.

Maximino nasceu na França e desde cedo sentiu o chamado sacerdotal. Mesmo sendo constantemente ameaçado, o bispo não conseguiu ser morto pelos arianos. Viveu até 349 e deixou como legado uma importante lição para os cristãos: sejamos cooperadores da verdade.

Dia do Estatístico

O Dia do Estatístico se comemora anualmente em 29 de maio, no Brasil.

A data tem o objetivo de homenagear o profissional responsável em planejar, processar e analisar informações. Os estatísticos são essenciais para o desenvolvimento e sucessos das empresas dentro do mercado de trabalho.

O Dia do Estatístico é celebrado em 26 de maio em homenagem a criação do Instituto Nacional de Estatística (INE) que, nesta data em 1936, deu início ás suas atividades.

Um ano depois, em 1937, o Instituto Nacional de Estatística muda de nome, passando a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após a incorporação do Conselho Brasileiro de Geografia.

Dia do Geógrafo

O Dia do Geógrafo é comemorado anualmente em 29 de maio.

Esta data homenageia os profissionais responsáveis em estudar todos os aspectos geográficos de determinada região. Além disso, os geógrafos também ajudam a analisar os processos de transformação dos espaços urbanos e naturais.

Para que uma pessoa exerça a profissão de geógrafo, esta deve concluir o curso de ensino superior em Geografia.

A escolha do dia 29 de maio para a celebração do Dia do Geógrafo é uma homenagem a criação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 29 de maio de 1936, quando passou a ser instituído o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas

O Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas é celebrado em 29 de maio.

Os Soldados da Paz das Nações Unidas enfrentam várias adversidades com o objetivo de salvar a vida das vítimas de doenças, violências ou terríveis acidentes nos locais mais perigosos e inóspitos do planeta.

Também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores das Forças da Paz, esta data é uma homenagem a todos os homens e mulheres que perderam as suas vidas durante as missões de paz das Nações Unidas.

Conhecidos como “capacetes azuis”, a estimativa é que morram anualmente aproximadamente 100 soldados ao serviço das Nações Unidas.

Atualmente, cerca de 120 mil soldados da paz servem em 17 missões ao redor do mundo, arrincando as suas vidas em prol dos direitos humanos e fim de conflitos entre as nações.

Dia Mundial da Energia

O Dia Mundial da Energia é celebrado anualmente em 29 de maio.

Esta data foi criada com o intuito de motivar uma conscientização civil e política sobre a importância da poupança de energia e incentivo ao uso de energias renováveis.

O uso de energias fósseis, como o petróleo e carvão mineral, por exemplo, ajuda a potencializar a poluição nos ambientes, prejudicando a vida de todos os seres do planeta.

O Dia Mundial da Energia surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981.

Nesta data, em todo o mundo, são organizadas dezenas de atividades de conscientização. Cada pessoa pode fazer a sua parte para evitar o desperdício de energia, como aproveitando ao máximo o uso da luz natural (do sol) e comprando eletrodomésticos com classe energética mais eficiente.

Dicas para evitar o desperdício de energia
Desligar as luzes dos cômodos da casa que não estão sendo usados;
Não abrir a porta da geladeira por repetidas vezes;
Trocas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes;
Secar suas roupas ao sol e vento;
Separar o lixo doméstico;
Usar máquina de lavar com carga completa e temperatura baixa;
Diminuir o uso de papel e aproveitar mais os recursos online.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • PARA ABENÇOAR
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos

Outras notícias...