Vamos Comemorar

Hoje é dia do Citricultor, do Oceanógrafo, dia Mundial dos Oceanos e Dia de São Medardo

123.V

Calendarr

Dia do Citricultor

O Dia do Citricultor é celebrado anualmente dia 8 de junho no Brasil.

A data foi estabelecida em 1969 e relembra da importância do profissional que cuida das plantações e da produção das frutas cítricas que são a laranja, limão, lima, tangerina, cidra e muitas outras como o abacaxi e acerola.

Ricas em vitamina C, elas são fundamentais para fortalecer os ossos e cartilagens e o sistema imunológico. O consumo dessas frutas é recomendável em todas as idades.

O Brasil responde por 80% da produção de suco de laranja no mundo e isso faz com que a citricultura seja umas das mais importantes indústrias do país. Além do mercado interno, as frutas são vendidas para os Estados Unidos, Canadá e Europa.

O Centro de Citricultura Sylvio Moreira, localizado em Cordeirópolis (SP) é um dos referentes em pesquisa de cítricos no Brasil e sua missão é tornar a produção dessas frutas cada vez mais eficiente para o mercado.

Dia do Oceanógrafo

O Dia do Oceanógrafo é comemorado anualmente em 8 de junho.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a estudar os oceanos do planeta: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.

Igualmente, pesquisam sobre as zonas costeiras em geral, lagos e rios, e tudo o que pode impactar no ecossistema dos oceanos.

Aliás, nesta mesma data também é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day), com o objetivo de lembrar a importância da preservação dos oceanos para garantir o equilíbrio da vida no mundo. Por isso, o dia 8 de junho foi escolhido para ser a data de celebração do profissional que se dedica inteiramente ao estudo dos oceanos.

Para se tornar um Oceanógrafo é preciso gostar de ciências exatas e cursar a faculdade de Oceanografia. No Brasil existem várias universidades que tem este curso como a UFRGS, UERJ e USP.

Atividades para o Dia do Oceanógrafo
Diversas ações de conscientização civil são feitas durante o Dia do Oceanógrafo, como a recolha de lixo em praias e oceanos, seja por estudantes de oceanografia ou ONG’s de proteção ambiental, exposições e palestras sobre a importância dos mares em nossas vidas.

Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day) é celebrado em 8 de junho.

O objetivo desta data é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos.

Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos oceanos.

É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos.

Dia Mundial dos Oceanos 2019
Anualmente, o Dia Mundial dos Oceanos apresenta um tema diferente. Em 2018, o tema escolhido para celebrar esta data é: "Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano".

Origem do Dia dos Oceanos
O Dia dos Oceanos foi criado durante a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro.

A data é celebrada desde 1992, no entanto a ONU (Organização das Nações Unidas) apenas oficializou a comemoração em 2008.

Dia de São Medardo

O Dia de São Medardo é celebrado em 8 de junho.

Medardo nasceu em Salency, no norte da França filho de um rico comerciante. Foi ordenado sacerdote e mais tarde indicado para ser bispo de Vermand em 531. Indicado também para a diocese de Tournai, as uniu em uma só. No seu tempo eram comum as invasões de sarracenos e assim, ele preferiu transferir a sede para a cidade de Noyon.

De origem rural, Medardo foi crescendo com base na generosidade e piedade, preferindo sempre ter a companhia e dedicar sua atenção aos pobres e aos mais sofridos.

Várias lendas circulam a seu respeito. Uma delas diz que durante uma tempestade, Medardo foi protegido por uma águia e assim pôde escapar da chuva. Por isso, é considerado protetor daqueles que são pegos pelo mal tempo.

Também escolhia, todos os anos, entre as jovens do povoado, aquela que se distinguia na sua piedade a Virgem Maria. Desse modo, Medardo lhe punha uma coroa de flores na cabeça e concedia uma quantia de dinheiro para ser usada nos estudos ou como dote.

Igualmente, são Medardo foi o responsável por fazer freira a rainha e santa Radegunda (520-587), que havia fugido do esposo, o rei Clotário (498-561). Este, após a morte do santo, e arrependeu de seus crimes e mandou construir uma igreja para abrigar o túmulo do santo que hoje é a basílica de São Medardo, na cidade de Soissons.

Faleceu no ano de 560 e é tido um dos santos mais populares da França.

São Medardo é considerado protetor das tempestades, dos trabalhadores do campo e daqueles que sofrem dores de dentes e enxaquecas.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias