Vaga olímpica

Seleção brasileira de tiro com arco busca vaga olímpica em Mundial na Holanda

76.V

COB
Três atletas com participação nos Jogos Rio 2016 estão confirmados na equipe

Três atletas com participação nos Jogos Rio 2016 estão confirmados na equipe

A seleção brasileira de tiro com arco já está em Den Bosch, na Holanda, para a disputa do Campeonato Mundial da modalidade, que acontece entre os dias 10 e 16 de junho. A competição é classificatória para os Jogos Olímpicos: as oito melhores equipes de cada gênero garantem vaga em Tóquio 2020.

No feminino, o Brasil será representado por Anne Marcelle, 9° lugar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e as estreantes Ana Clara Machado e Graziela Santos. Já no masculino, o país terá os atletas olímpicos Marcus D’Almeida e Bernardo Oliveira, além de Marcelo da Silva Costa, que integrou o programa Vivência Olímpica na última edição dos Jogos.

“Nosso principal objetivo no Mundial é a classificação da equipe para os Jogos Olímpicos. É um feito ainda inédito para o tiro com arco brasileiro. O (treinador cubano) Jorge Carrasco está conosco desde o final de maio e tenho gostado de trabalhar com ele. É muito dedicado e está nos impulsionando a buscar metas ambiciosas. Acho que vem muita coisa boa pela frente”, conta Bernardo, que já disputou o Mundial de 2015, em Copenhague (Dinamarca).

A preparação da seleção brasileira foi realizada no Centro de Treinamento de Maricá. Dos seis atletas classificados para o Mundial, três são de outros estados e precisaram se deslocar para o Rio de Janeiro durante o período de treinamentos: Bernardo (Distrito Federal), Ana Clara (Minas Gerais) e Graziela (Amazonas). Além disso, parte dos arqueiros disputou um torneio internacional em maio.

“Foi uma boa preparação. A equipe masculina e a Anne Marcelle tiveram a oportunidade de participar de uma etapa da Copa do Mundo, em Antalya, na Turquia. Nós batemos o recorde brasileiro por equipes no round qualificatório: 1.997 pontos, superando em 12 a marca anterior. E vencemos a Geórgia nas eliminatórias com uma atuação muito forte, o que mostra o nosso potencial nesse tipo de disputa”, explica Bernardo.

Veja a lista completa dos arqueiros brasileiros no Mundial da Holanda:

Feminino
- Ana Clara Machado, 19 anos – estreia em Mundiais
- Anne Marcelle, 25 anos – 3ª participação em Mundiais (Antalya 2013 e Copenhague 2015)
- Graziela Santos, 23 anos – estreia em Mundiais

Masculino
- Bernardo Oliveira, 26 anos - 2ª participação em Mundiais (Copenhague 2015)
- Marcelo da Silva Costa, 19 anos - 2ª participação em Mundiais (Cidade do México 2017)
- Marcus Vinicius D’Almeida, 21 anos - 4ª participação em Mundiais (Antalya 2013, Copenhague 2015 e Cidade do México 2017)

www.cob.org.br
Comitê Olímpico do Brasil

Mais...

Buscas

Todas as notícias