Atletismo

Primeira nacional do Circuito de Atletismo começa neste sábado, 8, no CT Paralímpico

109.V

CPB

Trezentos e quarenta e sete atletas de 24 estados estarão neste fim de semana, 8 e 9, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a disputa da primeira fase nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo. A competição é uma das últimas oportunidades para os atletas registrarem marcas válidas classificatórias aos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, de 23 de agosto a 1º de setembro.

Dezoito competidores já conseguiram garantir-se em Lima. O período de obtenção das marcas para o evento continental se estenderá até 16 de junho. Além desta nacional do Circuito Loterias Caixa, haverá ainda o Desafio CPB/CBAt, que também acontecerá no CT Paralímpico, justamente no dia final do prazo. O carioca Felipe Gomes e a paranaense Lorena Spoladore são exemplos de medalhistas paralímpicos que buscam marcas qualificatórias. Além deles, os recordistas mundiais Petrúcio Ferreira, da Paraíba, e a paulista Beth Gomes também estarão em ação.

"A primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo tem um componente extra de motivação aos nossos atletas, uma vez que se trata de uma das últimas oportunidades de obtenção de vaga nos Jogos Parapan-Americanos. A expectativa da direção técnica do CPB é a mais alta possível, com atletas alcançando marcas expressivas no cenário internacional", disse Jonas Freire, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

E MAIS
- Medalhistas tentam garantir-se no Parapan na 1ª nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo
- CT receberá primeira nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo

Os atletas que disputarão as etapas nacionais do Circuito alcançaram, nas fases regionais, os índices classificatórios estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. Ao todo, foram realizados quatro estágios: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

A segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo será nos dias 9 e 11 de agosto, no CT Paralímpico, em São Paulo. Já a terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, que está programado para ocorrer nos dias 27 a 29 de setembro, também no CT, e reunirá os melhores do ano. O Mundial da modalidade encerrará o calendário do atletismo em 2019, de 7 a 15 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Time São Paulo
A atleta Lorena Spoladore é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e quatro atletas-guia, de nove modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a primeira etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigirem-se à sala de imprensa do CT Paralímpico para identificação.

O Circuito
O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana - haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.

Serviço
Data: 8 e 9 de junho
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Programação*
Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo
Sábado (8/6) - 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (9/6) - 8h às 12h

www.cpb.org.br
Comitê Paralímpico Brasileiro

Mais...

Buscas

Todas as notícias