Vamos Comemorar

Hoje é dia do Professor de Geografia e...

563.V

Divulgação

Dia do Professor de Geografia

O Dia do Professor Geografia no Brasil é celebrado anualmente em 26 de junho.

A data foi estabelecida por ter sido a data quando foi promulgada a Lei nº. 6664 de 26 de junho de 1979 que regulamentava a profissão. Com esta lei somente quem cursasse a Faculdade de Geografia poderia ser professor na área.

O professor de Geografia é responsável por apresentar o mundo nos seus aspectos físicos e políticos aos alunos. Para isso, se utiliza de mapas, textos, visitas a parques, filmes, etc. para despertar a curiosidade dos estudantes sobre a paisagem que os rodeiam.

Desta maneira, torna-se essencial que este profissional esteja sempre se atualizando, porque o mundo se transforma numa velocidade vertiginosa.

De acordo com os dados do Guia do Estudante três universidades se destacam no ensino de Geografia no país: a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O professor de Geografia está sendo muito procurado. Atualmente, segundo dados do Ministério da Educação, o Brasil precisaria de cerca de 17.500 docentes dessa área para suprir o déficit.

Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

O Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é celebrado anualmente em 26 de junho.

Como o próprio nome sugere, nesta data o principal objetivo é travar uma discussão com a comunidade para conscientizar o combate contra o uso de drogas ilícitas, principalmente entre os adolescentes e jovens.

O diálogo com as lideranças do governo também é importante para garantir a criação de programas e projetos que reforcem o combate ao tráfico dessas drogas.

Através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), a ONU organiza anualmente uma série de atividades a nível mundial para informar e conscientizar as pessoas sobre atualizações de dados envolvendo o consumo, a produção e o tráfico de drogas.

De acordo com o Relatório Mundial de Drogas, desenvolvido pela ONODC, estima-se que anualmente morrem aproximadamente 200 mil pessoas em decorrência do consumo de drogas ilícitas.

Origem da data
O Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi criado a partir da resolução 42/112 da Organização das Nações Unidas, em 1987.

A resolução também foi o ponto de partida para a implementação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que ocorreu em 26 de junho de 1987.

Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura

O Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura é celebrado em 26 de junho.

Mulheres, homens e crianças são torturados diariamente ao redor do mundo, afetando diretamente a dignidade e a humanidade dessas pessoas.

O principal objetivo desta data é justamente tentar combater esta prática horrível, além de oferecer total apoio às vítimas de tortura.

Para conquistar essas metas, durante o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura são organizadas diversas atividades e atos que ajudam a promover a criação de condições necessárias para que haja o suporte solidário, material, jurídico e psicológico às vítimas de maus-tratos.

A criação desta data foi uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1997, como homenagem e marco da assinatura da Convenção contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes, firmada em 26 de junho de 1987.

A tortura continua a ser praticada por muitas nações como força de punição, principalmente em países ditatoriais. Mas, infelizmente, também está presente em diversos outros espectros da sociedade, inclusive as democráticas.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • PARA ABENÇOAR
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • Cefec - Centro de Formação Educacional de Campos

Outras notícias...