Vamos Comemorar

Hoje é dia da Pizza...

589.V

Divulgação

Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil.

Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros: a pizza.

Pizza é um prato de origem italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. No Brasil, existem até pizzas doces.

Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses.

Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.

No Brasil, São Paulo, devido à forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes.

As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!

Origem do Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985.

Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

Dia do Engenheiro de Minas

O Dia do Engenheiro de Minas é celebrado em 10 de julho.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam à pesquisa, exploração e aproveitamento dos recursos minerais.

Entre algumas das funções do engenheiro de minas está a localização e análise das minas, além das pesquisas sobre a qualidade dos minérios disponíveis naquele local.

Todas as atividades exercidas pelo engenheiro de minas devem prezar pela preservação do meio ambiente, evitando as agressões ambientais de qualquer natureza.

A primeira faculdade de engenharia de minas no Brasil foi a Escola de Minas de Ouro Preto, criada em 1875. Hoje, ela pertence à Universidade Federal de Ouro Preto. Somente 29 universidades em todo país, dentre elas a USP e a UFPE, oferecem este curso.

Origem do Dia do Engenheiro de Minas
A escolha desta data para celebrar o Dia do Engenheiro de Minas é uma homenagem ao dia de nascimento de Pedro Demóstenes Rache, em 10 de julho de 1879, engenheiro de minas conhecido por ser o idealizador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

Pedro Rache escreveu vários livros sobre a exploração racional dos minérios no país, da importância de uma indústria siderúrgica e sobre a economia brasileira em geral. Além disso, foi empresário e deputado durante a década de 30.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • PARA ABENÇOAR
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...

Outras notícias...