Vamos comemorar

Vamos abraçar nossos amigos, hoje é dia dia do Amigo e...

289.V

Calendarr

Dia do Amigo e Internacional da Amizade

O Dia do Amigo e Internacional da Amizade é comemorado em 20 de julho. No entanto, no Brasil, existem várias datas que celebram a amizade.

O Dia do Amigo é oficialmente comemorado em 20 de julho, e o principal objetivo desta data é celebrar a amizade, um sentimento de fraternidade mútua partilhado entre as pessoas.

Normalmente, durante o Dia do Amigo é comum a troca de presentes e declarações de amizade.

A amizade ainda é celebrada em 18 de abril (Dia do Amigo) e o 30 de julho (Dia Internacional da Amizade).

Origem do Dia do Amigo
O Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade, em 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, se comemora esta data de forma oficial neste país, que é uma das celebrações mais festejadas pelo país vizinho.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008), que considerou a chegada do homem à Lua como um símbolo de união entre todos os seres humanos.

A ideia surgiu com a chegada do Homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis.

Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.

Dia Nacional do Biscoito

O Dia Nacional do Biscoito é celebrado anualmente em 20 de julho.

O alimento é feito de farinha, água, sal (ou açúcar) e pode ainda ser recheado ou não. Diante dessa definição tão simples, não estranhamos o fato do mercado brasileiro contar com cerca de 200 tipos de biscoitos.

A origem é imemorial, pois acredita-se que os homens primitivos já esmagavam grãos e os misturavam com água. Pesquisas indicam que o biscoito já era preparado no Antigo Egito e na Pérsia.

Etimologia
A palavra biscoito vem do latim: "bis", duas e "coctus", cozido e significa "cozido duas vezes", numa alusão ao processo de fabricação. O vocábulo passou para a língua portuguesa pelo francês, "bescuit".

Já a palavra bolacha, que também é usada para designar este alimento, vem do vocábulo em latim "bulla" - bola - e do sufixo "acha".

Biscoito ou Bolacha?
No Brasil há uma polêmica em torno do nome "certo" para este alimento: biscoito ou bolacha? Para a indústria alimentícia, o nome consagrado é biscoito.

Na verdade, não existe diferença, pois ambos designam a mesma coisa. Como todos os idiomas, há diferenças de vocabulário regionais. Assim, em certas partes do país se diz "biscoito" e outras, "bolacha".

Em Portugal, a palavra biscoito denominava o alimento servido aos marinheiros que participavam das travessias oceânicas. Por isso, esta palavra é considerada antiquada e se diz modernamente bolacha.

No Brasil há estados que designam como "biscoito", aqueles feitos com a massa fina, mais caros e utilizados para chás, equivalentes ao "biscuit" do inglês britânico. Ainda existem pessoas que afirmam que "biscoito" seria somente o feito com polvilho.

Vemos que a discussão está longe de acabar...

Primeira Viagem do Homem à Lua

O homem pisou na Lua pela primeira vez no dia 20 de julho de 1969, data que passou a representar um marco histórico para a humanidade em termos de exploração espacial.

Viagem à Lua no Apolo 11
No dia 16 de julho de 1969, três astronautas chamados Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin decolam dos Estados Unidos da América em direção à Lua a bordo da espaçonave Apolo 11.

A viagem dura 4 dias. No dia 20 Armstrong, o comandante da missão, pisa na Lua e diz a famosa frase: "Este é um pequeno passo para um homem; um salto gigantesco para a humanidade", minutos depois, uma bandeira americana é colocada na Lua.

Os astronautas ficaram durante duas horas e meia caminhando na Lua, coletando pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências. De regresso à Terra, foram recebidos como verdadeiros heróis.

Controvérsias da Viagem do Homem à Lua
Existem algumas teorias que contestam o fato, aparentemente provado, de que em 1969 os homens estiveram na Lua.

Diversas controvérsias a respeito da primeira viagem à Lua surgiram desde o início, e foram elaboradas teorias dizendo que a mesma teria sido uma farsa dos americanos, a chamada “farsa do século”.

www.calendarr.com
Calendar

Mais...

Buscas

Todas as notícias

Publicidade
  • Aulas
  • Judocam 300x250 - Pai, invista...
  • PARA ABENÇOAR

Outras notícias...