Vamos Comemorar

Hoje é Dia do Eletricista e também...

1098.V

Umanizzare Brasil

Dia do Eletricista

O Dia do Eletricista é comemorado anualmente em 17 de outubro.

A data homenageia o profissional técnico e responsável na manutenção e instalação da rede elétrica em residências, empresas e iluminação pública.

Este profissional é importante para garantir o bom funcionamento dos sistemas e equipamentos elétricos, evitando prováveis acidentes.

Origem do Dia da Eletricista
O motivo para que 17 de outubro seja conhecido como o Dia do Eletricista é incerto. Não há relatos ou alguma lei que oficialize a data, mas é comemorado por todos os profissionais do país.

Dia do Eletricista ou Dia do Engenheiro Eletricista?
A razão para o Dia do Eletricista ser 17 de outubro não é certa, mas a origem do Dia do Engenheiro Eletricista tem uma história bastante extensa.

Antes de tudo, não vamos confundir o Eletricista, profissional de nível fundamental ou técnico, com o Engenheiro Eletricista, que é formado no curso de ensino superior de Engenharia Elétrica na Universidade.

O curso de Engenharia Elétrica foi regulamentado em 11 de dezembro de 1933. Não apenas este curso foi oficializado, mas vários outros de engenharia foram abertos no mesmo dia, tornando 11 de dezembro, o Dia do Engenheiro.

Dia do Profissional da Propaganda

O Dia do Profissional da Propaganda é comemorado anualmente em 17 de outubro no Brasil.

Esta data celebra a criatividade, esforço e dedicação dos profissionais formados em Publicidade e Propaganda, que usam de sensibilidade, técnica e astúcia para criar incríveis campanhas publicitárias.

O papel da propaganda é crucial para o desenvolvimento da economia, pois movimenta o mercado e a concorrência, que busca sempre construir o melhor produto para os seus públicos-alvo.

Os propagandistas atuam em todos os meios de comunicação, seja na TV, rádio, jornais, revistas, internet e etc.

Atualmente no Brasil, quem regula as atividades destes profissionais e promove o seu reconhecimento é a Associação dos Profissionais de Propaganda – APP, fundada em 29 de setembro de 1937.

No Brasil, a lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, foi a responsável por regulamentar todos os aspectos da profissão de publicitário e agenciador de propaganda.

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é comemorado em 17 de outubro.

A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade e os governos de todo o mundo sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência.

A pobreza extrema é considerada um crime contra os Direitos Humanos, e todos os governos devem assegurar que os seus habitantes vivam com qualidade de vida e dignidade.

De acordo com dados da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mais de 840 milhões de pessoas continuam sofrendo de fome excessiva entre os anos de 2011 e 2013, em todo o planeta.

A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos no ano 2000 pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas.

No Brasil, de acordo com estimativas, cerca de 16 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema.

Origem do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
O Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza surgiu a partir de uma iniciativa de Joseph Wresinski, em 17 de outubro de 1987.

Nesta data, Wresinski reuniu cerca de 100 mil pessoas para celebrar o primeiro Dia Mundial para a Erradicação da Miséria, na Praça dos Direitos Humanos e Liberdade, no mesmo lugar que foi assinada a Declaração dos Direitos Humanos, em 1948, em Paris.

Um enorme cartaz foi colocado em frente da Torre Eiffel com os seguintes dizeres: “Onde homens e mulheres estão condenados a viver em extrema pobreza, direitos humanos são violados. Unir-se para fazer com que sejam respeitados é um dever sagrado” (P. Joseph Wresinski).

Como marco da reunião de 1987, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, decretou em 1992 o dia 17 de outubro como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Dia da Música Popular Brasileira

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro.

Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro.

O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff.

Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc.

Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Origem da Música Popular Brasileira
A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas.

As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades.

No começo do século XX surge o samba e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje.

www.calendarr.com
Calendarr

Mais...

Buscas

Todas as notícias