O Dia Nacional do Cabeleireiro é comemorado oficialmente no dia 19 de janeiro.
AMIGO LEITOR
Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico.
Venha fazer parte desta família.
Colabore com a divulgação dos esportes.
Não deixe essa chama apagar.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou Transferência Bancaria em nome de Francisco de Alvarenga Leandro
Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.
Este profissional exerce atividades ligadas ao embelezamento e higienização capilar. Neste dia também são homenageados os barbeiros, esteticistas, manicures, maquiadores, depiladores e demais profissionais que trabalham nos chamados salões de beleza.
Origem do Dia do Cabeleireiro
Qual a verdadeira data?
[Querido amigo! Está gostando desta matéria? Se sim, precisamos da sua colaboração para mantermos o nosso Site Portal Olímpico. Contribua com a quantia que puder, será de grande ajuda.
Nosso PIX: 22988620015.
Desde já, nosso muito obrigado, e prossiga com uma boa e abençoada leitura.]
Essa data comemorativa é instituída através da Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012. No seu artigo 5º, consta que a mesma deve ser comemorada no dia da promulgação da lei.
Acontece que a lei foi promulgada no dia 18, mas se tornou comum considerá-la no dia seguinte. Isso porque no artigo 6º consta que a lei entra em vigor na data da sua publicação, o que aconteceu em 19 de janeiro.
O mesmo acontece com as comemorações relativas aos dias do barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador.
Antes da oficialização da data, no entanto, muitos profissionais comemoravam o dia 3 de setembro, sob sugestão da Federação Nacional de Cabeleireiros.
E também há outra data divulgada em alguns cantos do país como o dia do cabeleireiro, 3 novembro. Trata-se do dia do falecimento do santo que ficou conhecido como o padroeiro dos cabeleireiros, São Martinho de Porres.
São Martinho de Porres (1579-1639) tem origem peruana. Pelo fato de Martinho ter aprendido o ofício de barbeiro antes de decidir se dedicar à vida religiosa e, no convento, entre outros trabalhos, cortar o cabelo dos frades, recebeu o título de padroeiro dos cabeleireiros.
Fonte: Calendarr (calendarr.com)