Vamos Aprender!!! Jigoro Kano – Benfeitor da Humanidade

Jigoro Kano foi um educador japonês, atleta e fundador do Judô. Juntamente com o Ju-Jutsu, o Judô foi uma das primeiras artes marciais japonesas a ganhar reconhecimento internacional generalizado e a primeira a se tornar um Esporte Olímpico Oficial.

Foto: Unión Panamericana de Judô

AMIGO LEITOR

Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico.
Venha fazer parte desta família.
Colabore com a divulgação dos esportes.
Não deixe essa chama apagar.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou Transferência Bancaria em nome de Francisco de Alvarenga Leandro
Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.

Jigoro Kano, nasceu em 10 de dezembro de 1860, no vilarejo de Mikage, na então Província Settsu (atual bairro de Higashinada, cidade de Kobe, prefeitura de Hyogo no Japão), quinto filho de Jirōsaku Mareshiba Kano. Seus pais queriam que seguisse a carreira de diplomata ou político, mas Jigorō Kano preferiu o magistério. Embora de personalidade marcante, possuía físico franzino, medindo 1,57 metro de estatura e pesando 48 kg, o que dificultava o seu ingresso na maioria dos esportes.

Em 1870 com 10 anos de idade mudou-se com sua família para Tóquio onde estudou caligrafia, o idioma inglês, etc.

Judô Tênis

Na adolescência aos 16 anos, decidiu fortificar o corpo, praticando a ginástica, o remo e o basebol. Mas estes desportos eram demasiados violentos para sua débil constituição. Além disso, nas brigas entre estudantes, Kano era sistematicamente vencido. Ferido na sua qualidade de filho de um Samurai decidiu estudar o Ju-jutsu. Quem lhe ensinou os primeiros passos foi o professor Teinosuke Yagi. Posteriormente, em 1877, matriculou-se na Tenjin shinyō-ryū, sendo discípulo do mestre Hachinosuke Fukuda. Em 1879, com a idade de 82 anos, Fukuda morreu e Kano herdou seus arquivos. Tornou-se em seguida aluno do mestre Masatomo Iso, um sexagenário que possuía os segredos de uma escola derivando igualmente do Tenjin Shin’yō-ryū.

[Querido amigo! Está gostando desta matéria? Se sim, precisamos da sua colaboração para mantermos o nosso Site Portal Olímpico. Contribua com a quantia que puder, será de grande ajuda.
Nosso PIX: 22988620015.
Desde já, nosso muito obrigado, e prossiga com uma boa e abençoada leitura.]

Continuando o seu treinamento, Jigoro Kano torna-se vice-presidente da escola. Infelizmente, Masatomo Iso, morreu muito cedo e Kano novamente encontrou-se sem professor. Contudo Kano continuou a treinar intensamente, mas um bom professor lhe era indispensável. Foi então que procurou o mestre Tsunetoshi Iikubo que lhe ensinou a técnica da escola kitō-ryū. Como Kano até então só praticara sempre as lutas corpo a corpo, sempre usando roupas normais, a escola de kitō ensinou-lhe o combate com armadura. Pouco a pouco, Kano fez a síntese das diversas escolas criando um sistema próprio de disciplina, continuando, no entanto a treinar com o mestre Iikubo até 1885.

Foto: Professor Willy Schneider-Weebly

Kodokan

Em maio de 1882, Jigoro Kano inaugura o seu primeiro dojô (academia de artes marciais), o Kodokan (講道館). Este evento é normalmente considerado o nascimento do Judô. O Kodokan estava inicialmente localizado no segundo andar de um templo budista Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio, onde havia doze jos (jo medida de superfície, módulo de tatame). O primeiro aluno inscreveu-se em 5 de junho de 1882, chamava-se Tomita. Depois vieram Higushi, Arima, Nakajima, Matsuoka, Amano Kai e o famoso Shiro Saigo. As idades oscilavam entre 15 e 18 anos. Kano albergou-se e ocupou-se deles como se fosse um pai. Foi um período difícil, mas apaixonante, o jovem professor não tinha dinheiro e o shiai-jo media 20m², mas a escola progrediu e em breve tornou-se célebre.

“Eu estudei jujutsu não somente porque o achei interessante, mas também, porque compreendi que seria o meio mais eficaz para a educação do físico e do espírito. Porém, era necessário aprimorar o velho jujutsu, para torná-lo acessível a todos, modificar seus objetivos que não eram voltados para a educação física ou para a moral, nem muito menos para a cultura intelectual. Por outro lado, como as escolas de jujutsu apesar de suas qualidades tinham muitos defeitos – concluí que era necessário reformular o jujutsu mesmo como arte de combate. Quando comecei a ensinar o jujutsu estava caindo em descrédito. Alguns mestres desta arte ganhavam a vida organizando espetáculos entre seus alunos, por meio de lutas, cobrando daqueles que quisessem assistir. Outros se prestavam a ser artistas da luta junto com profissionais de sumô. Tais práticas degradantes prostituíam uma arte marcial e isso me era repugnante. Eis a razão de ter evitado o termo jujutsu e adotado o do judô. E para distingui-lo da academia Jikishin Ryu, que também empregava o termo judô, denominei a minha escola de Judô Kodokan, apesar de soar um pouco longo.” – palavras do mestre Jigoro Kano.

Foto: Federação Paulista de Judô

Técnicas

Jigoro Kano desenvolveu as técnicas de amortecimento de quedas (ukemis), bem como criou uma vestimenta especial para o treino do judô (o judogui), pois o uniforme utilizado pelos cultores de jujutsu, denominado hakamá provocava frequentemente ferimentos. A nova arte do mestre tinha duas formas distintas, uma abrangia as técnicas de queda, imobilizações, chaves e estrangulamentos. Essa forma evoluiu para o esporte de combate e a outra parte consistia nas técnicas de golpear com as mãos e os pés, em combinações com agarramentos e chaves para imobilização, inclusive ataques em pontos vitais, atemi waza. Essa forma evoluiu para a defesa pessoal, goshin-jutsu.

Foto: European Judo Union

Judô e o Sonho Olímpico

Idealizado e desenvolvido por Jigoro Kano, o judô se tornou um dos mais conhecidos esportes do mundo. O combate esportivo de Jigoro Kano trazia a essência do esporte em sua criação.

Primeiro japonês a fazer parte do Comitê Olímpico, Kano sempre lutou para que o Japão fosse sede dos Jogos. Fato que só aconteceu após sua morte, nas Olimpíadas de Tóquio 1964, ano em que pela primeira vez a luta criada por Jigoro Kano esteve no programa Olímpico.

Atualmente o judô é um dos esportes olímpicos, presente regularmente na programação do evento desde 1972.

Foto: Revista Budo

A morte de Jigoro Kano

Jigoro Kano nos legou vários manuscritos, nos quais em geral assinava com pseudônimos, dentre estes, um muito usado por ele era “Ki Itsu Sai” que quer dizer, tudo é unidade. Kano também era poliglota, pois falava quatro línguas além do japonês: francês, alemão, inglês e espanhol. Lamentavelmente a 4 de maio de 1938, morre Jigoro Kano de problemas pulmonares, a bordo do Transatlântico “Hikawa Maru”, quando voltava do Cairo, onde havia presidido a assembleia geral do comitê internacional dos jogos olímpicos. Não houve para ele tempo de assistir a Universidade do Judô, mas tinha certeza da sua perpetuação.

“Quando eu morrer, o Judô Kodokan não morrerá comigo, porque muitas coisas virão a ser desenvolvidas se os princípios de minha arte continuarem sendo estudados”. – palavras do mestre Jigoro Kano.

Foto: Pensador

Cronologia

1860 – Nasceu em Mikage, na atual província de Hyogo, em 28 de outubro. Terceiro filho de Jirosaku Mareshiba Kano, ele recebeu o nome de infância Shinnosuke.
1871 – Ingressou na Seitatsu Shojuku, uma escola privada de Tóquio, onde ele recebeu aulas de Keido Ubukata.
1873 – Entrou na Ikuei Gijuku, uma escola privada em Karasumori, Shiba, Tóquio. Recebeu instruções especiais em Inglês e Alemão de professores nativos.
1874 – Ingressou na escola de línguas estrangeiras de Tóquio.
1875 – Ingressou na escola Kaisei.
1877 – Ingressou na Tenshinshinio-ryu e estudou com Hachinosuke Fukuda.
1878 – Fundou o primeiro Clube de Basebol do Japão (Kasei Baseball Club).
1879 – Estudou o jujutsu na escola do mestre Masatomo Iso.
1881 – Formou-se pela Universidade Imperial de Tóquio, em Literatura, Ciências Políticas e Política Econômica. Estudou o jujutsu na kitō-ryū com o mestre Tsunetoshi Likugo.
1882 – Começou a dar palestras e mais tarde passou a professor em Gakushuin. Criou o judô e Fundou a Kodokan. Terminou seus estudos de Ciências Estéticas e Morais.
1883 – Fundou o Kobukan, uma escola para estudantes chineses e passou a ser Diretor.

Foto: Kdfrases


1884 – É adido ao Palácio Imperial.
1885 – Obteve a 7ª Categoria Imperial.
1886 – Passou a vice-diretor da Gakushuin. Obteve a 6ª Categoria Imperial
1889 – Deixou de ser vice-diretor em Gakushuin para aceitar na Casa Imperial um cargo. Fez uma viagem à Europa, onde visitou organizações educacionais.
1891 – Casou-se com Sumako, filha mais velha do então embaixador coreano, Seizei Takezoe, da qual teve nove filhos, seis meninas e três meninos. Tornou-se diretor da quinta escola de segundo grau, na prefeitura de Kumamoto. Em abril é nomeado conselheiro do Ministro da Educação Nacional.
1893 – Tornou-se diretor da primeira escola de segundo grau de Tóquio, subsequentemente diretor da escola normal de Tóquio.
1895 – Obteve a 5ª Categoria Imperial.
1897 – Demitiu-se da escola normal de Tóquio, mas tarde, aceita seu cargo de volta. Criou a sociedade Zoshi-Kai e funda os institutos Zenyo Seiki, Zenichi, para a cultura dos jovens. Editou a revista “Kokusai”.
1898 – Foi diretor da educação primária no Ministério da Educação Nacional.
1899 – Tornou-se presidente da comissão do Butokukai (Centro de Estudos das Artes Marciais).
1901 – Tornou-se diretor da escola normal de Tóquio pela terceira vez. Nesta época, o judô e o kendô alcançam uma grande popularidade.
1902 a 1905 – Foi enviado por duas vezes a China pelo Ministro Nacional em missão cultural. Em outubro de 1905 obteve a 4ª Categoria Imperial.

Foto: Pensador


1907Fundou no Butokukai os três primeiros katas do judô.
1909Tornou-se o primeiro japonês membro do comitê olímpico internacional. Modificou os estatutos do Kodokan, tornando-o uma entidade pública.
1911 – Foi eleito Presidente da Federação Desportiva do Japão.
1912 – Foi enviado em missão cultural à Europa e América.
1915 – Fundou a revista Kodokan. Recebeu do rei da Suécia por ter participado ativamente da organização dos 7º Jogos Olímpicos a medalha de honra ao mérito.
1920Consagrou-se inteiramente ao judô. E julho, assistiu aos Jogos Olímpicos de Antuérpia, visitando depois a Europa.
1921 – Demitiu-se da presidência da Federação Desportiva do Japão.
1922Eleito membro da Casa dos Nobres.
1924 – Foi nomeado professor honorário da Escola Normal Superior de Tóquio (Tóquio Higner School).
1928 – Esteve presente nos Jogos Olímpicos em Amsterdã como membro do COI.
1932 – Deslocou-se aos Estados Unidos para assistir aos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Tornou-se conselheiro do gabinete de Educação Física do Japão. Participou por duas vezes no Conselho dos Jogos Olímpicos que lançara o convite para os jogos japoneses (1932-1934).
1936 – Assistiu aos XI Jogos Olímpicos de Berlim.
1938 – Esteve na Reunião do COI no Cairo, onde propôs que Tóquio fosse escolhida como sede dos XII Jogos Olímpicos. Morreu em 4 de maio, no mar, na viagem de volta. Recebeu a título póstumo o 2º Grau Imperial do período Taisho.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jigoro_Kano

 

Foto: Pinterest

Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro busca novos parceiros!

Junte-se a esse grupo que valoriza o judô e promove ações voltadas aos veteranos. Sua parceria é fundamental para o fortalecimento da modalidade!

Parceiros atuais:

  • Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ)
  • Fábrica de Kimonos Seishin – Contato: Monique | (21) 99622-5702
  • Portal Olímpico – www.portalolimpico.org

Para maiores Informações:
Contato: (21) 96479-4539 Robson Bandeira
E-mail: adm@ajmrj.com.br
Site: https://www.ajmrj.com.br/

Foto: Pensador

VEJA AS PERGUNTAS MAIS FREGUENTES SOBRE JIGORO KANO

1 = Qual foi a causa da morte do Jigoro Kano?

Lamentavelmente a 4 de maio de 1938, morre Jigoro Kano de problemas pulmonares, a bordo do transatlântico “Hikawa Maru”, quando voltava do Cairo, onde havia presidido a assembleia geral do Comitê Internacional dos Jogos Olímpicos.

Fonte: Wikipédia/pt.wikipedia.org/wiki/Jigoro_Kano

2 = Quem foi Jigoro Kano e como ele criou o judô?

O judô foi inventado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, praticante de jiu-jitsu. A ideia era criar uma luta cujos golpes fossem aplicados com mais inteligência do que força. Depois de muito pesquisar as artes marciais da época, Kano divulgou o Judô – “caminho suave”, em japonês.

Fonte: Superinteressante – Assine Abrilhttps/super.abril.com.br › mundo-estranho › como-surg…

3 = Porque Jigoro Kano mudou de nome?

A mudança do nome se devia ao fato de que Mestre Kano não queria que sua arte tivesse a conotação negativa conferida aos praticantes de Jujutsu, pois considerava repugnante a prostituição das artes marciais através de combates remunerados e desafios.

Fonte: Projeto Budôhttp/projetobudo.com.br › o-judo

4 = Qual é a faixa do Jigoro Kano?

Jigoro Kano iniciou o hábito de ter seus yudansha usando faixa preta em 1886.

Fonte: Yanaguimori Judô/yanaguimori.com.br › graduacoes-do-judo

5 = Quem teme a derrota Jigoro Kano?

Quem teme perder já está vencido.” – Jigoro Kano.

Fonte: Instagram/www.instagram.com › DBbgtgANOd9

6 = Quem é o pai do judô?

Jigoro Kano

Este é apenas um dos ensinamentos deixados por Jigoro Kano, o Pai do judô. Nascido em 28 de outubro de 1860 em Mikage, no Japão, transformou uma arte marcial em Estilo de Vida.

Fonte: Agência Brasil – EBC/agenciabrasil.ebc.com.br › esportes ›

Foto: Filosofia Hoje

7 = Qual a principal frase do judô?

“Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã.”

Fonte: Wikipédia/pt.wikipedia.org › wiki › Judo

8 = Quantas faixas tem no judô?

No judô existem duas categorias de faixas: as faixas coloridas (Kyu) e as faixas pretas (Dan).
As faixas coloridas, em ordem crescente, são: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa e marrom. As faixas pretas são classificadas em graus (Dan), do 1º ao 10º, com cores intermediárias como a faixa coral (vermelha e branca) e a faixa vermelha (9º e 10º Dan).

Faixas coloridas (Kyu):
Branca, Cinza, Azul, Amarela, Laranja, Verde, Roxa, Marrom.

Faixas pretas (Dan):
Preta (1º ao 5º Dan)
Coral (vermelha e branca, 6º ao 8º Dan)
Vermelha (9º e 10º Dan)

Fonte: Visão geral criada por IA

9 = Quem veio primeiro, judô ou jiu-jitsu?

O Judô foi criado em 1882 por Jigoro Kano, enquanto o Jiu-Jitsu, em suas diversas formas, tem raízes muito mais antigas, com registros de suas origens remontando a séculos. Portanto, o Jiu-Jitsu veio primeiro que o Judô.

Explicação:

Jiu-Jitsu:
O termo “Jiu-Jitsu” refere-se a um conjunto de artes marciais japonesas que se concentram em técnicas de combate corpo a corpo, incluindo quedas, torções, imobilizações e golpes. Essas artes marciais são consideradas ancestrais do Judô e têm raízes que se estendem por séculos na história japonesa.

Judô:
O Judô, por outro lado, foi desenvolvido por Jigoro Kano no final do século XIX como uma adaptação e modernização do Jiu-Jitsu. Kano buscou criar um sistema de luta que enfatizasse a eficiência dos movimentos e o desenvolvimento físico e moral dos praticantes, ao mesmo tempo em que retirava técnicas consideradas perigosas.

Em resumo: O Jiu-Jitsu é a base a partir da qual o Judô foi criado. O Judô é uma evolução e adaptação do Jiu-Jitsu, buscando um caminho mais suave e focado no desenvolvimento integral do indivíduo.

Fonte: Visão geral criada por IA

10 = Qual a filosofia do judô?

Ainda que seja um esporte individual e altamente competitivo, o judô ensina o respeito mútuo, seja ao oponente, seja às pessoas que compõem a sociedade na qual o atleta vive.

Fonte: Instituto Reação/institutoreacao.org.br › entenda-porque-o-judo-tra…

11 = O que significa Kyu no judô?

Os níveis mais básicos de aprendizagem, as classes, também chamadas de kyu, são conquistadas na ordem decrescente. Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente.

Fonte: Netshoes/www.netshoes.com.br › blog › esportes › post › o…

12 = O que significa ippon em japonês?

O que é Ippon? No judô, o ippon equivale ao gol no futebol. É a pontuação máxima que um lutador pode conseguir em uma luta no esporte. Por definição, um ippon ocorre quando um lutador projeta seu oponente de costas no tatame com considerável força e controle.

Fonte: Exame/exame.com › esporte › o-que-e-ippon-e-golden-sc…

Foto: Kdfrases

Reflexão:

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”

2 Timóteo 4:7,8

Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), é devidamente registrada na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e na Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Locais de treinamentos da ADVS:

  • Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), professores Francisco de Alvarenga Leandro e Luís Cezar Ribeiro;
  • Colégio Eucarístico; professor Manoel Leandro Neto
  • Judô Clube Campos dos Goytacazes (Tênis Club de Campos dos Goytacazes), professores Alexandre Souza Viana, Francisco de Alvarenga Leandro e Manoel Leandro;
  • Judô Clube Itaperuna (JCITA); professor Wanderley Cordeiro de Lima
  • Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), professores Arthur Souza do Carmo e Thiago Freitas de Oliveira;
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), professores Manoel Leandro Neto e Paulo Maia.

Fonte: Francisco de Alvarenga Leandro

Share

Deixe um comentário