O nadador Gilberto Dias Palhares Filho, de 43 anos, representante de Campos dos Goytacazes, está em contagem regressiva para mais um grande desafio. Ele participará da primeira etapa do Circuito Desafio dos Mares 2025, que será realizada no próximo domingo, 5 de outubro, na Praia do Centro, em Rio das Ostras (RJ).

Crédito: Arquivo Pessoal
AMIGO LEITOR
Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico.
Venha fazer parte desta família.
Colabore com a divulgação dos esportes.
Não deixe essa chama apagar.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou transferência bancária em nome de Francisco de Alvarenga Leandro
Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.
Mesmo treinando de forma independente há apenas três anos — utilizando a piscina do prédio onde mora — Gilberto tem conquistado resultados expressivos em provas de águas abertas, mostrando dedicação, evolução e muita garra.

Crédito: Arquivo Pessoal
Trajetória nas competições:

- Mahalo Swim 2024 – 500m, Praia de Itaipu (29/09/2024)
- Rei e Rainha do Mar – Cabo Frio 2025 – 500m, Praia do Pêro (08/06/2025)
- Travessia do Forte – Cabo Frio 2025 – 500m, Praia do Forte (20/07/2025)
- Travessia da Independência – Rio das Ostras 2025 – 500m, Praia do Centro (07/09/2025) – onde conquistou o 1º lugar em sua categoria.
Agora, Gilberto busca não apenas novas conquistas, mas também parcerias e patrocínios que possam viabilizar sua participação em mais competições dentro e fora do estado, levando o nome de Campos dos Goytacazes ao pódio.
Crédito: Arquivo Pessoal
Sobre o Desafio dos Mares 2025
A primeira etapa do circuito deve reunir cerca de 800 nadadores, entre atletas amadores e profissionais, proporcionando uma experiência única de superação, contato com a natureza e valorização dos esportes aquáticos.
As provas terão largada em frente à Praça São Pedro, com percursos de 100m, 500m, 1500m e 3000m:
- 8h – 3000m
- 9h30 – 1500m
- 10h30 – 500m
- 11h – 100m

Crédito: Arquivo Pessoal
Premiação:
- Os três primeiros colocados gerais recebem troféus.
- Os campeões por categorias conquistam medalhas especiais.
- Todos os participantes que completarem seus percursos ganham medalha de participação.
Com sua vocação natural para esportes náuticos, Rio das Ostras se consolida como referência no calendário esportivo nacional, atraindo atletas de todo o Brasil e reforçando seu potencial turístico e esportivo.
Após Rio das Ostras, o Circuito Desafio dos Mares seguirá por outras cidades: Iguaba Grande e Macaé, fomentando a prática da natação em águas abertas em toda a Região dos Lagos e no Estado do Rio de Janeiro.
O evento é uma realização do Instituto Tóquio, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, do Governo Federal, e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Rio das Ostras nesta etapa.

Crédito: Arquivo Pessoal
Reflexão:
“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”
Isaías 53:1-12
Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), é devidamente registrada na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e na Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Locais de treinamentos da ADVS:
Campos dos Goytacazes:
- Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), professores Arthur Souza do Carmo e Thiago Freitas de Oliveira;
- Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), professores Francisco de Alvarenga Leandro e Luís Cezar Ribeiro;
- Colégio Eucarístico; professor Manoel Leandro Neto
- Judô Clube Campos dos Goytacazes (Tênis Club de Campos dos Goytacazes), professores Alexandre Souza Viana, Francisco de Alvarenga Leandro e Manoel Leandro;
- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), professores Manoel Leandro Neto e Paulo Maia.
Itaperuna
- Academia Cemedfit, professores Wanderley e Viviane Diniz
- Academia Lifecenter, professores Wanderley e Pedro Bastos
- IFF Itaperuna, professores Rodrigo Martins/ Bernardo Boechat
- Itamed, professor Caio Julião
- Judô Clube Itaperuna (JCITA), professores Wanderley Cordeiro de Lima e Bernardo Boechat
- Missão em Obras, professores Viviane Diniz e Marquinho e Pastora Juliana
- Projeto Esporte Ativo, professores Magno Barbeiro/ Bernardo Boechat/ Pedro Bastos.
Varre-Sai
- Judô Clube Varre Sai, professora Alessandra de Fátima Azevedo Vargas
Fonte: Francisco de Alvarenga Leandro