O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) recebeu o último treinamento das atividades de Judô dos Programas Forças no Esporte – Área-Rio, marcando o encerramento das ações da modalidade em 2025.

Crédito: CEFAN
AMIGO LEITOR
Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico.
Venha fazer parte desta família.
Colabore com a divulgação dos esportes.
Não deixe essa chama apagar.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou transferência bancária em nome de Francisco de Alvarenga Leandro
Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.
Na última terça-feira, 16 de dezembro, foi realizado, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), localizado na Avenida Brasil, 10.590, Penha, Rio de Janeiro, o treinamento de encerramento das atividades de Judô dos Programas Forças no Esporte (PROFESP) Área-Rio.
Leia também…
- 5º Treinamento de Judô dos Programas Forças no Esporte – Área Rio é realizado no CEFAN
- Vídeo de como amarrar a Faixa
- Vamos Aprender!!! Jigoro Kano – Benfeitor da Humanidade
- Dia do Professor, 15 de outubro: Celebrando quem transforma vidas através do conhecimento
O PROFESP é um programa vinculado ao Ministério da Defesa, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social e formação cidadã de crianças e adolescentes em unidades militares de todo o país.

O principal objetivo do evento foi promover a integração entre os núcleos PROFESP da Área-Rio e outros programas sociais que desenvolvem a modalidade Judô, fortalecendo o intercâmbio técnico e os laços de amizade entre os participantes.
[Querido amigo! Está gostando desta matéria? Se sim, precisamos da sua colaboração para mantermos o nosso Site Portal Olímpico. Contribua com a quantia que puder, será de grande ajuda.
Nosso PIX: 22988620015.
Desde já, nosso muito obrigado, e prossiga com uma boa e abençoada leitura.]
O treinamento reuniu cerca de 40 crianças e adolescentes, integrantes do PROFESP CEFAN, do Programa Aqui Tem Esporte, de Duque de Caxias (RJ), da Equipe Morais de Judô, além de atletas do Instituto Reação (filial Comunidade da Rocinha). Também estiveram presentes oito faixas-pretas, que contribuíram de forma decisiva para o sucesso da atividade. Infelizmente, mais uma vez, a questão da segurança pública inviabilizou a participação de alguns atletas, desta vez oriundos das comunidades da Ilha do Governador (RJ).
“No tatame e fora dele, essas ações contribuem diretamente para a formação de cidadãos disciplinados, comprometidos e preparados para enfrentar desafios no esporte e na sociedade.” – ADVS
As atividades foram conduzidas pelo Suboficial (RM1) Marcelo Morais, com foco em exercícios de aquecimento e lutas (randori), tanto em pé (nage-waza) quanto no solo (katame-waza).
O forte calor acabou limitando a realização de um treinamento mais abrangente, que incluísse o ensino e a prática de técnicas específicas voltadas para o ambiente competitivo.
Leia também…
As crianças e adolescentes demonstraram grande satisfação com o evento. Destaque para os alunos do PROFESP João Gabriel de Souza Oliveira e Matheus Dores Rodrigues dos Santos, além das atletas Camily Moutta Lima, campeã sul-americana de Wrestling em 2025 no CEFAN, e Gabriela Moutta Lima, ambas do Instituto Reação (filial Rocinha), bem como a atleta Samyra Rodrigues da Silva, da equipe Umbra/Vasco.
Esses atletas vêm se destacando pela dedicação, disciplina e compromisso com o aprendizado do Judô, fatores que podem resultar em conquistas expressivas no futuro. Quem sabe, futuramente, não venham a integrar o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), seja no Judô ou em outras modalidades, como o Wrestling? Um exemplo inspirador é a atleta Júlia Penauber, que ingressou no PROLIM pelo Judô e, posteriormente, migrou para o Wrestling, alcançando excelente desempenho e comprovando a assertividade da transição.
“Parabéns a todos os atletas, professores e organizadores pela dedicação, disciplina e espírito esportivo demonstrados ao longo do ano.
Iniciativas como essa reforçam o papel transformador do esporte na formação cidadã e no desenvolvimento humano de crianças e jovens”, comentou o professor Francisco de Alvarenga Leandro.
Informações retiradas do Instagram da Comissão de Desportos da Marinha.
Reflexão
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
Hebreus 11:1-3
A Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS) atua em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, promovendo o ensino e a prática do judô com foco na formação esportiva, educacional e social de seus alunos. A entidade é devidamente registrada na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e na Confederação Brasileira de Judô (CBJ), garantindo que todas as suas atividades sigam os padrões oficiais e as diretrizes das instituições que regulamentam o esporte no país.
Locais de treinamentos da ADVS:
Campos dos Goytacazes:
- Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), professores Arthur Souza do Carmo e Thiago Freitas de Oliveira;
- Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), professores Francisco de Alvarenga Leandro e Luís Cezar Ribeiro;
- Colégio Eucarístico; professor Manoel Leandro Neto
- Judô Clube Campos dos Goytacazes (Tênis Club de Campos dos Goytacazes), professores Alexandre Souza Viana, Francisco de Alvarenga Leandro e Manoel Leandro;
- Projeto IDE Missiones (Donana), professor Alexandre Souza Viana;
- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), professores Manoel Leandro Neto e Paulo Maia.
Itaperuna
- Academia Cemedfit, professores Wanderley e Viviane Diniz
- Academia Lifecenter, professores Wanderley e Pedro Bastos
- IFF Itaperuna, professores Rodrigo Martins/ Bernardo Boechat
- Itamed, professor Caio Julião
- Judô Clube Itaperuna (JCITA), professores Wanderley Cordeiro de Lima e Bernardo Boechat
- Missão em Obras, professores Viviane Diniz e Marquinho e Pastora Juliana
- Projeto Esporte Ativo, professores Magno Barbeiro/ Bernardo Boechat/ Pedro Bastos.
Varre-Sai
- Judô Clube Varre Sai, professora Alessandra de Fátima Azevedo Vargas
Fonte: Marcelo Palma/Francisco de Alvarenga Leandro
