Cariocas se preparam para o Campeonato Mundial de Veteranos 2026 em Sarajevo

Gostou? Compartilhe!

83 visualizações...

A equipe do Rio de Janeiro está se preparando para encarar um dos principais desafios do calendário internacional do judô veterano. Entre os dias 20 e 24 de setembro de 2026, Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, será palco do Campeonato Mundial de Veteranos, competição que reunirá judocas experientes de diferentes partes do mundo.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela International Judo Federation (IJF), o Mundial conta atualmente com 1.391 atletas inscritos, representantes de 64 países e dos seis continentes. O Brasil aparece com 74 judocas, demonstrando a força e a tradição do país também nas categorias veteranas.

A competição terá disputas em 63 categorias masculinas e 45 femininas, abrangendo diferentes faixas etárias e categorias de peso. A lista de participantes ainda passa por atualizações, mas os números já demonstram a dimensão do evento que será realizado em Sarajevo.

A França aparece atualmente com a maior delegação, com 226 atletas, seguida por Geórgia, Rússia e Cazaquistão. O Brasil, com seus 74 representantes, também figura entre os países com maior número de judocas inscritos.

Campeonato Mundial de Veteranos 2026,  realizado entre os dias 20 e 24 de setembro, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina
Crédito: IJF

Rio de Janeiro terá três representantes

Entre os brasileiros que estarão em Sarajevo, o Rio de Janeiro será representado por três atletas, que carregam a experiência, a dedicação e o espírito competitivo do judô veterano carioca.

Os representantes são:

  • Lenita Bucci dos Santos Azevedo – categoria F1, -52 kg, atleta da Elite Judô;
  • Nicole Mitchell Ribeiro da Silva – categoria F5, -52 kg, atleta do Clube de Regatas do Flamengo;
  • Marco Aurélio Barbosa de Alencar – categoria M9, -81 kg, atleta do Clube de Regatas do Flamengo.

Os três atletas vêm se preparando intensamente para o desafio internacional e chegam à competição motivados para representar o Brasil e o judô carioca. Entre eles está Lenita Bucci, que já possui experiência em Mundiais e conquistou a medalha de bronze no último Campeonato Mundial de Veteranos, realizado em Paris.

Agora, o trio terá pela frente mais um grande desafio, enfrentando adversários de alto nível em uma competição que reúne judocas veteranos de diversos países, com diferentes experiências, estilos e trajetórias dentro da modalidade.

A expectativa é de confrontos equilibrados e de alto nível técnico, em que experiência, preparação física, estratégia e concentração serão fundamentais para buscar bons resultados nos tatames. Para os atletas, a participação no Mundial representa não apenas a oportunidade de lutar por medalhas, mas também de vivenciar uma das principais competições do calendário internacional do judô veterano.

Campeonato Mundial de Veteranos 2026,  realizado entre os dias 20 e 24 de setembro, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina
Crédito: Nicole Mitchell

AJVRJ realiza último treinamento antes do Mundial

Como parte da preparação para o Mundial, a Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro (AJVRJ), presidida pelo professor Robson Bandeira, realizou no último final de semana o 8º treinamento de veteranos, no Marina Barra Clube, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A atividade teve como objetivo proporcionar aos atletas um último momento de preparação, troca de experiências e treinamento antes da viagem para Sarajevo.

Além da preparação física e técnica, os encontros promovidos pela AJVRJ têm se consolidado como importantes momentos de integração entre os judocas veteranos do estado, independentemente de equipe ou graduação.

Para o presidente da AJVRJ, Robson Bandeira, participar de um Campeonato Mundial de Veteranos exige muito mais do que preparação dentro do tatame. Os custos envolvidos acabam sendo um dos principais obstáculos enfrentados pelos atletas.

“Sabemos da dificuldade que é para um atleta veterano participar de um Mundial fora do país. Existe o custo da passagem, hospedagem, alimentação, transporte e também o período em que o atleta precisa se afastar do trabalho e da família. Sem patrocínio ou apoio financeiro, esse investimento acaba ficando muito pesado para o judoca. Mesmo assim, esses atletas estão fazendo um grande esforço para representar o Rio de Janeiro e o Brasil em Sarajevo, e isso merece todo o nosso respeito e reconhecimento.”, destacou Robson Bandeira.

Campeonato Mundial de Veteranos 2026,  realizado entre os dias 20 e 24 de setembro, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina
Crédito: Lenita Bucci dos Santos Azevedo

O desafio financeiro dos atletas veteranos

A participação em uma competição internacional como o Mundial de Veteranos representa um sonho para muitos judocas, mas também exige um grande esforço financeiro.

Além da inscrição e dos equipamentos necessários para a competição, os atletas precisam arcar com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte, seguro, deslocamentos e outros custos durante o período fora do Brasil.

Para muitos veteranos, que conciliam o judô com trabalho, família e outras responsabilidades, conseguir permanecer vários dias no exterior representa um desafio ainda maior.

A falta de patrocinadores e de apoio financeiro específico para a categoria faz com que grande parte dos atletas precise custear praticamente toda a viagem com recursos próprios.

Ainda assim, a paixão pelo judô fala mais alto.

8º treino da AJVRJ no Marina Barra Clube
Crédito: @fabitosatti / @fabitosatti.assistente

Incentivo aos atletas que vão representar o Rio

O professor Francisco de Alvarenga Leandro, da Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), de Campos dos Goytacazes, também deixou uma mensagem de incentivo aos atletas cariocas que estarão em Sarajevo.

Com longa trajetória dedicada ao judô e ao desenvolvimento de atletas, Francisco destacou a importância de aproveitar a oportunidade e entrar no tatame com confiança.

“Quero deixar uma mensagem de incentivo para a Lenita, a Nicole e o Marco Aurélio. Vocês já venceram uma grande etapa ao conseguir chegar a um Campeonato Mundial. Agora é acreditar na preparação, entrar no tatame com coragem, concentração e confiança. Representem o Rio de Janeiro e o Brasil com muito orgulho. Aproveitem cada momento dessa experiência e deem o melhor de vocês. Estamos todos na torcida. Oss!”, afirmou Francisco de Alvarenga Leandro.

Campeonato Mundial de Veteranos 2026,  realizado entre os dias 20 e 24 de setembro, em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina
Crédito: IJF

Muito mais do que uma disputa por medalhas

O Mundial de Veteranos representa muito mais do que a busca por um lugar no pódio. A competição reúne atletas que continuam encontrando no judô uma forma de manter a saúde, a disciplina, a amizade e a paixão pelo esporte.

São judocas que, muitas vezes, precisam conciliar os treinamentos com suas atividades profissionais e familiares, mas que continuam encontrando motivação para competir em alto nível.

A presença feminina também merece destaque. As judocas veteranas vêm ampliando sua participação nas competições internacionais e mostrando que o judô pode acompanhar o atleta durante diferentes fases da vida.

Cada atleta que entrar no tatame em Sarajevo carregará consigo uma história particular de dedicação, superação e amor pelo esporte.

Rio de Janeiro na torcida

Para a AJVRJ, a presença de Lenita Bucci dos Santos Azevedo, Nicole Mitchell Ribeiro da Silva e Marco Aurélio Barbosa de Alencar representa também o resultado de um trabalho de incentivo e valorização do judô veterano no estado.

A associação vem promovendo treinamentos itinerantes e ações voltadas aos veteranos, buscando aproximar os atletas, fortalecer a categoria e estimular a participação em competições nacionais e internacionais.

Agora, depois de meses de preparação, chegou o momento de fazer as malas, ajustar o quimono e partir para o grande desafio.

Sarajevo será o palco. O Rio de Janeiro estará representado. O Brasil estará presente.

Mais do que buscar medalhas, os três atletas cariocas terão a oportunidade de viver uma experiência única e levar para o tatame a força de todos aqueles que acreditam no judô veterano.

A torcida brasileira estará junto de cada judoca.

Boa competição a todos os brasileiros!

Oss!

Reflexão:

“E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
Vede que ninguém dê a outros mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extingais o Espírito.
Não desprezeis as profecias.
Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.”

1 Tessalonicenses 5:12-24

A Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS) atua em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, promovendo o ensino e a prática do judô com foco na formação esportiva, educacional e social de seus alunos. A entidade é devidamente registrada na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e na Confederação Brasileira de Judô (CBJ), garantindo que todas as suas atividades sigam os padrões oficiais e as diretrizes das instituições que regulamentam o esporte no país.

Locais de treinamentos da ADVS:

Campos dos Goytacazes:

  • Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), professores Arthur Souza do Carmo e Thiago Freitas de Oliveira;
  • Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), professores Francisco de Alvarenga Leandro e Luís Cezar Ribeiro;
  • Colégio Eucarístico; professor Manoel Leandro Neto
  • Judô Clube Campos dos Goytacazes (Tênis Club de Campos dos Goytacazes), professores Alexandre Souza Viana, Francisco de Alvarenga Leandro e Manoel Leandro;
  • Projeto IDE Missiones (Donana), professor Alexandre Souza Viana;
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), professores Manoel Leandro Neto e Paulo Maia.

Itaperuna:

  • Academia Cemedfit, professores Wanderley e Viviane Diniz
  • Academia Lifecenter, professores Wanderley e Pedro Bastos
  • IFF Itaperuna, professores Rodrigo Martins/ Bernardo Boechat
  • Itamed, professor Caio Julião
  • Judô Clube Itaperuna (JCITA), professores Wanderley Cordeiro de Lima e Bernardo Boechat
  • Missão em Obras, professores Viviane Diniz e Marquinho e Pastora Juliana
  • Projeto Esporte Ativo, professores Magno Barbeiro/ Bernardo Boechat/ Pedro Bastos.

Varre-Sai

  • Judô Clube Varre Sai, professora Alessandra de Fátima Azevedo Vargas

Fonte: Francisco de Alvarenga Leandro


Gostou? Compartilhe!
Share

Deixe um comentário