AJVRJ realiza o maior encontro de Faixas pretas do interior do Estado

Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro (AJVRJ),  em comemoração à Semana do Professor de Educação Física, realizou neste último sábado, 06 de setembro de 2025, às 10h30, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), situada na Av. Alberto Lamego, 2000 – Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes – RJ, o maior encontro de faixas pretas do interior do Estado, o 5º Treinamento de Veteranos do Interior.

AMIGO LEITOR

Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico.
Venha fazer parte desta família.
Colabore com a divulgação dos esportes.
Não deixe essa chama apagar.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou transferência bancária em nome de Francisco de Alvarenga Leandro
Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.

O evento foi o primeiro realizado pela associação no interior do estado e reuniu mestres de Judô em um treinamento especial, no qual atletas e o público em geral acompanharam lutas, vivenciaram atividades e prestigiaram a participação dos chamados “Vovôs do Judô”.

O grande objetivo foi promover a interação entre gerações, valorizar a troca de conhecimentos, atualizar sobre as novas regras de arbitragem e, principalmente, registrar a história viva desses praticantes veteranos e dedicados ao Judô.

Judô Tênis

A abertura foi com o professor Francisco de Alvarenga Leandro, que passou algumas instruções do treinamento colocou todos os atletas em circulo e realizou uma oração, para que o nosso Senhor Jesus Cristo abençoasse a todos, em seguida a palavra foi cedida ao professor Manoel Leandro que fez a honra de convidar alguns professores a se juntarem com os organizadores, o represente da UENF e professor de judô, Paulo Maia deu as boas vindas e explicou o funcionamento do projeto dentro da Universidade, o professor Robson Bandeira que é presidente da AJVRJ parabenizou os organizadores, o Presidente da Fundação Municipal de Esportes Isaque Fernandes fez uma explanação do trabalho que a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (PMCG) vem realizando em prol do esporte e do judô, o Mestre Shiro Matsuda fez suas considerações e o professor Manoel Leandro deu o Rei inicial.

[Querido amigo! Está gostando desta matéria? Se sim, precisamos da sua colaboração para mantermos o nosso Site Portal Olímpico. Contribua com a quantia que puder, será de grande ajuda.
Nosso PIX: 22988620015.
Desde já, nosso muito obrigado, e prossiga com uma boa e abençoada leitura.]

O professor Francisco de Alvarenga Leandro, coordenou o treino e realizou o alongamento e aquecimento, passando automaticamente para o treino de sombra, depois uma sessão de Uchikomi, Renraku-Renka-Waza, lutas em Ne waza e Tati Waza.

O alongamento final ficou por conta do presidente da AJVRJ, professor Robson Bandeira.

Na ocasião, alguns professores foram homenageados por completarem mais de 50 anos de dedicação ao Judô. Entre eles, o Mestre Shiro Matsuda (Japo Brasileiro), um dos últimos professores vindos diretamente de Tóquio, Japão, que hoje é o único japonês ainda em atividade no Rio de Janeiro.

Um dos momentos marcantes foi o reencontro do Mestre Matsuda com três de seus ex-alunos — hoje também professores e graduados de alto nível: Francisco Alvarenga Leandro (Tênis Club de Campos), Dr. Luís Fernando (ADVS) e Manoel Leandro (UENF/PROEX). Eles iniciaram no Judô ainda crianças, aos 3 anos, e atualmente possuem as graduações de 5º Dan e 6º Dan, algo raro na modalidade. Para se ter uma ideia, atingir a faixa preta 1º Dan exige no mínimo 6 anos de prática ininterrupta, sem reprovação em exames, além da idade mínima de 15 anos. Já alcançar graduações tão próximas ao nível do Mestre Matsuda (7º Dan) requer décadas de dedicação contínua e atuação ativa no Judô.

No encerramento o mestre Matsuda transmitiu um pouco do seu conhecimento para os atletas e participantes do evento, o professor Robson Bandeira fez seus agradecimentos e juntamente com Izaque Fernandes e o professor Guilherme Cruz falou dos novos projetos de treinamentos e o professor manoel Leandro deu o Rei final.

Organização e Apoio

O evento foi organizado pelos professores Francisco de Alvarenga Leandro, Guilherme Cruz, Arthur Souza do Carmo e Manoel Leandro Neto, com apoio da Associação Master de Judô do Estado do Rio de Janeiro e divulgação da Fundação Municipal de Esportes.

Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro (AJVRJ), conta com o apoio da UENF, da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), da Fábrica de Kimonos Seishin (contato: Monique – (21) 99622-5702), do site Portal Olímpico (www.portalolimpico.org).

REI: O “comprimento” no judô, como uma saudação respeitosa, é chamado de Rei (礼) em japonês. refere-se a um conjunto de rituais de etiqueta que expressam respeito e gratidão, não submissão, sendo as principais formas o Ritsu-rei (cumprimento em pé) e o Za-rei (cumprimento ajoelhado). Os cumprimentos são realizados ao entrar e sair do tatame, antes e depois de lutar ou treinar com um parceiro, e em outras situações formais, para demonstrar respeito pela arte, pelo Sensei e pelos colegas de treino. 
TREINO DE SOMBRA: Exercício essencial no judô, o treino de sombra simula uma luta imaginária, ajudando a melhorar a técnica, o ritmo, a defesa, o jogo de pernas, braços e o condicionamento físico. Pode ser feito em qualquer lugar, com ou sem espelho, e é ideal para aquecimento ou prática diária.
UCHIKOMI: é um treino de repetição que simula a entrada e a ação de um golpe (projeção) até o ponto em que ele seria executado, sendo fundamental para a memorização, o aperfeiçoamento técnico e a automatização do movimento para que ele se torne quase instintivo durante uma luta. Esta prática pode ser realizada sozinho, em pares (com um parceiro, ou Uke), ou em grupos de três, ajustando a intensidade e a carga para otimizar o aprendizado. 
RENRAKU-RENKA-WAZA: Uma sequência de golpes de judô, conhecida como Renraku-Renka-Waza ou Renraku-waza, envolve a combinação de várias técnicas para desequilibrar o oponente e realizar um arremesso ou imobilização, como visto nos exames de faixa, onde são ensinadas combinações específicas como De Ashi Barai seguido de O Soto Gari. O objetivo é explorar o movimento e a intenção do adversário para aplicar a técnica desejada. 
NE WAZA: É o conjunto de técnicas das artes marciais japonesas que são executadas no chão.
TATI WAZA: É o conjunto de técnicas das artes marciais japonesas que são executadas em pé, “técnicas em pé” ou “técnicas de pé” 

A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), realizou, nesse sábado (6), em parceria com a Associação Master de Judô do Estado do Rio de Janeiro, um encontro de mestres de judô, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) em comemoração à Semana do Profissional de Educação Física.

O evento, que reuniu mestres de judô em um treinamento especial, onde atletas, professores, amantes do esporte e o público em geral puderam acompanhar lutas, vivenciar atividades e prestigiar a participação dos chamados “Vovôs do Judô”, aconteceu no Centro de Convenções e contou com a participação de diversas equipes de judocas, como do Instituto Reação, da Marinha do Brasil, além de mestres do Clube de Regatas do Flamengo e representantes do Rio de Janeiro, Macaé, Itaperuna, Cabo Frio, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana e Espírito Santo.

Durante o evento, que contou com a presença do Grão Mestre Shiro Matsuda, referência viva da modalidade no país, diversos professores foram homenageados pela dedicação ao esporte, e, segundo a Associação, o grande objetivo foi promover a interação, valorizar a troca de conhecimentos, atualizar sobre as novas regras de arbitragem e, principalmente, registrar a história viva desses praticantes veteranos e dedicados.

“Este evento é de extrema importância para Campos dos Goytacazes. Estou profundamente honrado em participar desse momento histórico, que valoriza o esporte, promove a união entre gerações e reforça o papel transformador do judô”, afirmou Izaque Fernandes, presidente da Fundação Municipal de Esportes.

O encontro foi organizado por professores da região e faz parte da programação da Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro (AJVRJ), com apoio da Fundação Municipal de Esportes e da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), filiada à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), única entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para selecionar atletas olímpicos.

Share

Deixe um comentário