18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025 consagra tradição e revela nova geração de talentos (entrevistas, depoimentos e vídeos)

Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), presidida por Leonardo Elarrat Campos Lara, realizou neste fim de semana, entre os dias 10 e 12 de outubro, a 18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025, na Arena Carioca 1, localizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca – Av. Embaixador Abelardo Bueno, s/n, Barra da Tijuca – RJ.

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

AMIGO LEITOR

Seja um colaborador do nosso Site Portal Olímpico.
Venha fazer parte desta família.
Colabore com a divulgação dos esportes.
Não deixe essa chama apagar.
Dê sua contribuição: Pix 22988620015
Depósito ou transferência bancária em nome de Francisco de Alvarenga Leandro
Banco: Santander Ag: 3086 - Conta: 01042887-3
Qualquer dúvida (22) 988620015.
Desde já, agradecemos sua colaboração!
Atenciosamente, Sócio/Gerente: Francisco de Alvarenga Leandro.

O evento também valorizou a inclusão e a diversidade esportiva com as atividades do Judô Inclusivo, abertas a pessoas com deficiência intelectual, visual, auditiva e física. A iniciativa reuniu cerca de 70 judocas de 10 estados brasileiros, além de Argentina e Uruguai, reforçando o caráter internacional e integrador do torneio.

Entrevista com Leonardo Lara, presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro
A Associação de Veteranos de Judô do Estado do Rio de Janeiro teve a honra de entrevistar Leonardo Elarrat Campos Lara, presidente da FJERJ e uma das figuras mais influentes na história do judô fluminense.
Com uma trajetória iniciada em 1985, Leonardo Lara construiu uma carreira sólida e inspiradora — foi atleta, árbitro, técnico, gestor e hoje é um dos grandes nomes da liderança esportiva no país.
Formado em Educação Física pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em Ciência do Treinamento Desportivo e Kôdansha 6º Dan, ele também é membro da Academia Brasileira de Treinadores do COB e atuou como Gerente de Competições de Judô nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Ao longo de sua jornada, esteve à frente de diversas funções dentro da Federação, sempre com o propósito de fortalecer o judô do Rio em todas as suas frentes — da base aos veteranos.
Durante a Copa Rio Internacional de Judô, o presidente destacou a importância de um evento que reúne atletas de todas as idades e regiões, reforçando o papel do Rio de Janeiro como palco de grandes competições.
Em suas palavras, o crescimento do judô veterano é resultado da paixão, da experiência e do compromisso de quem continua acreditando no esporte como caminho de união e superação.
A Associação de Veteranos de Judô do Estado do Rio de Janeiro agradece a parceria e o constante apoio da FJERJ

“O judô do Rio segue forte, unido e em constante evolução.” Leonardo Lara
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

A 18ª edição da Copa Rio Internacional de Judô serviu como etapa importante de preparação para os atletas Helênio José de Sá Carvalho, Marco Aurélio Barbosa de Alencar, Fábio Alves e Luiz Marcos Matarazzo — todos representantes do Clube de Regatas do Flamengo — que disputarão o Mundial de Veteranos de Judô 2025. A competição será realizada em Paris, França, entre os dias 3 e 7 de novembro, e será seguida pelo Campeonato Mundial de Kata, nos dias 8 e 9 do mesmo mês.

Judô Tênis
Entrevista com Bruna Medeiros Neves, diretora Estadual de Arbitragem da FJERJ e Árbitra Internacional FIJ A
A Associação de Veteranos de Judô do Estado do Rio de Janeiro teve a honra de entrevistar Bruna Medeiros Neves, uma das maiores referências da arbitragem nacional e internacional.
Profissional multifacetada, Bruna é professora universitária, empresária e gestora esportiva, além de ter feito história ao se tornar a primeira mulher do Estado do Rio de Janeiro a conquistar o mais alto nível da arbitragem mundial no judô (FIJ A).
Com uma trajetória marcada por dedicação, competência e amor ao esporte, Bruna vem inspirando novas gerações e fortalecendo o judô fluminense com uma gestão baseada em ética, conhecimento e valorização de todos os segmentos do judô — atletas, árbitros e professores.
Nós, da Associação de Veteranos RJ, agradecemos pela parceria, pela presença em nossos treinões e pela contribuição constante para o crescimento do judô no estado.

“Ganha a arbitragem, ganha o judô do Rio de Janeiro.”Bruna Medeiros Neves

O torneio reuniu delegações de quase todos os estados brasileiros — entre eles Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo — além de representantes internacionais vindos de países da América do Sul, como Argentina, Chile e Uruguai, reforçando o caráter internacional e competitivo do evento.

[Querido amigo! Está gostando desta matéria? Se sim, precisamos da sua colaboração para mantermos o nosso Site Portal Olímpico. Contribua com a quantia que puder, será de grande ajuda.
Nosso PIX: 22988620015.
Desde já, nosso muito obrigado, e prossiga com uma boa e abençoada leitura.]

Entrevista com Fábio Alves
Vice-campeão Pan-Americano de Judô – Cancún 2025
Determinação, foco e paixão pelo judô definem esse grande atleta!
Na 18ª Copa Rio Internacional de Judô, conversamos com Fábio Alves, que compartilhou sua trajetória, conquistas e o orgulho de representar o Brasil nos tatames do mundo.
Principais conquistas 2025:
Ouro – 18ª Copa Rio Internacional de Judô
Ouro – Troféu Rio de Janeiro Pré-Master e Veteranos
Prata – Pan-Americano de Veteranos – Cancún
Bronze – Campeonato Brasileiro de Veteranos
Ouro – Campeonato Estadual Pré-Master e Veteranos

“Conversar com o Fábio é se inspirar em cada palavra e acreditar ainda mais na força dos veteranos do judô!”
Orgulho da Associação de Veteranos de Judô do Estado do Rio de Janeiro!

Flamengo demonstrou sua força ao conquistar o título de Campeão Geral, com um total de 72 medalhas: 30 de ouro, 15 de prata e 27 de bronze. Essa performance colocou o clube à frente do Instituto Reação (18 ouros, 16 pratas e 16 bronzes), do Minas Tênis Clube (08-16-13), da Umbra – Vasco da Gama (06-03-12) e do IDEC Projeção (04-05-06).

Além de liderar o quadro geral de medalhas, o Flamengo venceu em quatro categorias por classes: Júnior (Sub-21), com 7 ouros, 1 prata e 6 bronzes; Cadete (Sub-18), com 7 ouros, 4 pratas e 6 bronzes; Sub-15, com 4 ouros, 1 prata e 4 bronzes; e Veteranos, com 7 ouros, 6 pratas e 3 bronzes. Já o Instituto Reação, vice-campeão geral, conquistou as classes Sênior (6 ouros, 4 pratas e 5 bronzes) e Sub-13 (4 ouros, 1 prata e 2 bronzes).

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro (AJVRJ), presidida pelo professor Robson Bandeira, também marcou presença com sua diretoria e equipe de marketing. A participação expressiva da categoria Veteranos, com 195 inscritos, foi um verdadeiro sucesso, promovendo integração, amizade e espírito esportivo entre judocas de diferentes gerações — um exemplo de que o judô é, acima de tudo, um caminho de união, respeito e superação.

Coordenador de Judô do Flamengoo sensei Murilo Gouveia comemorou o desempenho da equipe e ressaltou a importância da Copa Rio para o desenvolvimento do judô no estado.

“A vivência proporcionada pela Copa é muito válida para o aperfeiçoamento de todos os envolvidos, porque além de contribuir para adaptar os mais jovens às grandes competições, também serve para os atletas de nível nacional e internacional terem a oportunidade de competir em alto nível, em instalações similares aos grandes eventos internacionais. Até por isso, gostaria de ressaltar o interesse do Flamengo em sempre fortalecer os eventos promovidos pela FJERJ, contribuindo para que o Judô Rio esteja cada vez mais forte”.

“Há duas décadas, a Copa Rio se coloca como uma referência para o judô brasileiro e, a cada ano, se torna mais valorizada pela estrutura e organização que apresenta. Somando o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Light, não temos dúvidas de que esta edição de 2025 superou todas as expectativas geradas pela tradição da Copa Rio”, destacou Leonardo Lara, presidente da FJERJ, realizadora do evento em parceria com o Instituto Opus Vitae.

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

“Bom dia, sucesso a todos que vão participar da COPA Rio. Excelente lutas! Time RJ”
comentou Raphael JV

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

“Parabéns para quem se dispôs a competir!
Mais um dia de judô para levar na memória!
Oss!”

comentou Aleksander Lotto

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

“Hoje, depois de 21 anos sem competir, de uma isquemia há 11 meses e de uma gripe forte no último fds, voltei a competir.
Pensei, realmente, em não participar, por ainda estar debilitado da gripe.
Entretanto, decidi ir e competir.
Escrevo isso porque gostaria de agradecer a todos que lá me apoiaram (Robson, Rosane, Daudt, Chiquinho e tantos outros). Foi um ambiente de muita camaradagem e fiquei muito feliz!!
Em especial, eu gostaria de agradecer ao Sensei Virgílio, ícone do Judô da minha época de pré-juvenil e juvenil, que me acompanhou até as minhas áreas de lutas, motivando-me e orientando-me. Pequenas atitudes fazem totalmente a diferença!!
Muito obrigado a todos!
Peço que encaminhem este agradecimento ao Sensei Virgílio.
Boa noite e forte abraço a todos!
Estarei à disposição!”

comentou Marcelo Palma

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

“Você é merecedor meu amigo, parabéns Biasio.”
parabenizou Aurélio Magalhães

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

ATENÇÃO, ATLETAS DE JUDÔ!

Já está disponível o Manual de Acesso à Plataforma de Cadastro da Associação de Judô Master do Rio de Janeiro (AJMRJ)!

Agora ficou muito mais fácil se cadastrar, acessar eventos, gerar sua carteirinha digital e manter suas informações organizadas.
Tudo online, rápido e prático!

Acesse: https://www.ajmrj.com.br/
Preencha o formulário, envie seus dados e garanta sua anuidade por apenas R$ 25,00 via PIX.

Qualquer dúvida, o manual explica tudo passo a passo!
Vamos juntos fortalecer o Judô Master no RJ!

MANUAL DE ACESSO A PLATAFORMA DE CADASTRO Baixar

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

“Adquira sua camisa e ajude a fortalecer o Judô Master! Todo o lucro é destinado diretamente para a nossa associação.”

A Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro busca novos parceiros!

Junte-se a esse grupo que valoriza o judô e promove ações voltadas aos veteranos. Sua parceria é fundamental para o fortalecimento da modalidade!

Parceiros atuais:

  • Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ)
  • Fábrica de Kimonos Seishin – Contato: Monique | (21) 99622-5702
  • Portal Olímpico – www.portalolimpico.org

Para maiores Informações:
Contato: (21) 96479-4539 Robson Bandeira
E-mail: adm@ajmrj.com.br
Site: https://www.ajmrj.com.br/

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Retrospectiva 2025:

Outubro:

  • 18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025 consagra tradição e revela nova geração de talentos (depoimentos e vídeos)
    Confira a Matéria
  • Copa Rio Internacional de Judô 2025 consagra 18ª edição com tradição e novos talentos
    Confira a Matéria
18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Setembro:

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Agosto:

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Julho:

  • Mais de 70 judocas Pré-Master e Veteranos do Rio participam do Campeonato Estadual 2025
    Confira a Matéria
18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Junho:

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Maio:

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Março:

  • 2º Treinamento de Veteranos do ano aconteceu no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro
    Confira a Matéria
  • 1º Treinamento de Veteranos no Interior do Estadoem Campos dos Goytacazesna Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
    Confira a Matéria
18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Fevereiro:

18ª Copa Rio Internacional de Judô 2025
Crédito: @fabitosatti @fabitosatti.assistente

Reflexão:

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos,
Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”

Efésios 1:1-23

Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS) atua em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, promovendo o ensino e a prática do judô com foco na formação esportiva, educacional e social de seus alunos. A entidade é devidamente registrada na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e na Confederação Brasileira de Judô (CBJ), garantindo que todas as suas atividades sigam os padrões oficiais e as diretrizes das instituições que regulamentam o esporte no país.

Locais de treinamentos da ADVS:

Campos dos Goytacazes:

  • Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), professores Arthur Souza do Carmo e Thiago Freitas de Oliveira;
  • Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), professores Francisco de Alvarenga Leandro e Luís Cezar Ribeiro;
  • Colégio Eucarístico; professor Manoel Leandro Neto
  • Judô Clube Campos dos Goytacazes (Tênis Club de Campos dos Goytacazes), professores Alexandre Souza Viana, Francisco de Alvarenga Leandro e Manoel Leandro;
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), professores Manoel Leandro Neto e Paulo Maia.

Itaperuna

  • Academia Cemedfit, professores Wanderley e Viviane Diniz
  • Academia Lifecenter, professores Wanderley e Pedro Bastos
  • IFF Itaperuna, professores Rodrigo Martins/ Bernardo Boechat
  • Itamed, professor Caio Julião
  • Judô Clube Itaperuna (JCITA), professores Wanderley Cordeiro de Lima e Bernardo Boechat
  • Missão em Obras, professores Viviane Diniz e Marquinho e Pastora Juliana
  • Projeto Esporte Ativo, professores Magno Barbeiro/ Bernardo Boechat/ Pedro Bastos.

Varre-Sai

  • Judô Clube Varre Sai, professora Alessandra de Fátima Azevedo Vargas

Conteúdo retirado da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ).

As coberturas dos vídeos e imagens foram gentilmente cedidas pela Fabiulla Tosatti e Clara Tosatti.

  • Direção : Fabiulla Tosatti e Clara Tosatti
  • Produção (fotos, vídeos, imagens, entrevistas e edição):  @fabitosatti @fabitosatti.assistente
  • Imagem de apoio: Acervo Associação de Veteranos do Estado do Rio de Janeiro – @ajmrj

Fonte: Robson Bandeira/Francisco de Alvarenga Leandro

Share

Deixe um comentário