A Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro (AJVRJ), presidida pelo professor Robson Bandeira, dando continuidade à série de homenagens a atletas e professores que contribuem significativamente para o desenvolvimento do judô no interior e em todo o estado, realizou, no último sábado, 6 de setembro de 2025, uma entrevista especial com os professores Francisco de Alvarenga Leandro, Manoel Leandro Neto e Guilherme Cruz.

Crédito: @fabitosatti / @fabitosatti.assistente
O encontro aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes (RJ), um espaço que se destacou pela excelente estrutura e acolhimento, contribuindo diretamente para o sucesso do evento. A organização, conduzida pela AJVRJ sob a liderança do presidente Robson Bandeira, foi amplamente elogiada pelos participantes, reforçando o compromisso da entidade com a valorização do judô veterano.
O 5º Treinamento de Veteranos do Interior marcou o primeiro evento promovido pela associação fora da capital, contando com a importante parceria dos professores homenageados e consolidando-se como o maior encontro de faixas pretas do interior do estado.
O professor Francisco de Alvarenga Leandro é faixa preta 5º dan pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Iniciou sua trajetória no judô aos 3 anos de idade, participou de campeonatos estaduais, brasileiros e internacionais, atuou como árbitro da FJERJ e atualmente ministra aulas no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, no Tênis Club de Campos e na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
O professor Manoel Leandro Neto é faixa vermelha e branca (Kodansha), sendo o primeiro a receber essa graduação pela FJERJ na região Norte Fluminense. Praticante de judô desde os 5 anos, participou de diversas competições estaduais e internacionais, atuou como árbitro nos Jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro, foi coordenador do Núcleo 6 da região e ministra aulas no Colégio Eucarístico, no Tênis Club de Campos e na UENF.
O professor Guilherme Cruz, faixa preta 2º dan, também possui importante atuação no desenvolvimento do judô na região, contribuindo na formação de atletas e na valorização da modalidade.
O trabalho desses professores, juntamente com Arthur Souza do Carmo, teve início em 2021, com o objetivo de trazer os veteranos de volta aos tatames. A iniciativa promoveu treinamentos e encontros que reforçaram a importância da prática esportiva e do judô como ferramenta de saúde, disciplina e integração.
Durante o evento, foi celebrado o maior encontro de faixas pretas do interior do estado, ocasião em que também foram prestadas homenagens a grandes nomes do judô regional, como os professores José Carlos Soares (Meio Kilo) e Shiro Matsuda, reconhecidos como referências históricas na modalidade.

Crédito: @fabitosatti / @fabitosatti.assistente
A Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro busca novos parceiros!
Junte-se a esse grupo que valoriza o judô e promove ações voltadas aos veteranos. Sua parceria é fundamental para o fortalecimento da modalidade!
Parceiros atuais:
- Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ)
- Fábrica de Kimonos Seishin – Contato: Monique | (21) 99622-5702
- Indústria de Mármores Cavaliere Ltda.
- Assessoria de Imprensa – @fabitosatti / @fabitosatti.assistente
- Portal Olímpico – www.portalolimpico.org
Calendário AJVRJ 2026:

Crédito: @fabitosatti / @fabitosatti.assistente
ATENÇÃO, ATLETAS DE JUDÔ!
Já está disponível o Manual de Acesso à Plataforma de Cadastro da AJMRJ!
Agora ficou muito mais fácil se cadastrar, acessar eventos, gerar sua carteirinha digital e manter suas informações organizadas.
Tudo online, rápido e prático!
Acesse: https://www.ajmrj.com.br/
Preencha o formulário, envie seus dados e garanta sua anuidade
“Venha fazer parte desta grande família do judô! Inscreva-se na Associação de Judô Veteranos e contribua para o fortalecimento desse movimento que une gerações. Seja um colaborador e ajude a valorizar a trajetória dos nossos judocas!”
– Convite do professor Francisco de Alvarenga Leandro

Crédito: @fabitosatti / @fabitosatti.assistente
Qualquer dúvida, o manual explica tudo passo a passo!
Vamos juntos fortalecer o Judô Master no RJ!
Em caso de dúvidas: (21) 96663-6429
Associação de Judô Veteranos do Rio de Janeiro.

Crédito: @fabitosatti / @fabitosatti.assistente
“Adquira sua camisa e ajude a fortalecer o Judô Master! Todo o lucro é destinado diretamente para a nossa associação.”

Crédito: @fabitosatti / @fabitosatti.assistente
Retrospectiva 2026:
Março:
- Cariocas brilham na Copa São Paulo de Judô 2026 com diversas conquistas (Veja os resultados)
- AJVRJ entrevista o professor Jomar Carneiro
- Judô Master em Destaque: Upper Arena recebe grande encontro de veteranos do Rio
- Judocas cariocas conquistam medalhas na Copa Minas Gerais de Judô Veterano
- Atletas Master de Judô participam do primeiro evento de 2026 na Baixada Fluminense
Fevereiro:
- 1º Evento de Judô Veteranos 2026 no Clube de Regatas do Flamengo reúne destaques do judô carioca
- Cariocas aproveitam o Treinamento de Campo Nacional de Judô Veteranos 2026
Janeiro:
- Campos dos Goytacazes abre o calendário da AJVRJ em 2026
- Parcerias renovadas garantem continuidade e expansão do Judô Master da AJVRJ em 2026
- Comunicado Oficial: Alterações da AJVRJ para 2026
Reflexão:
“Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.”
Lucas 6:47-49
A Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS) atua em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, promovendo o ensino e a prática do judô com foco na formação esportiva, educacional e social de seus alunos. A entidade é devidamente registrada na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e na Confederação Brasileira de Judô (CBJ), garantindo que todas as suas atividades sigam os padrões oficiais e as diretrizes das instituições que regulamentam o esporte no país.
Locais de treinamentos da ADVS:
Campos dos Goytacazes:
- Associação Desportiva Viva Saudável (ADVS), professores Arthur Souza do Carmo e Thiago Freitas de Oliveira;
- Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), professores Francisco de Alvarenga Leandro e Luís Cezar Ribeiro;
- Colégio Eucarístico; professor Manoel Leandro Neto
- Judô Clube Campos dos Goytacazes (Tênis Club de Campos dos Goytacazes), professores Alexandre Souza Viana, Francisco de Alvarenga Leandro e Manoel Leandro;
- Projeto IDE Missiones (Donana), professor Alexandre Souza Viana;
- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), professores Manoel Leandro Neto e Paulo Maia.
Itaperuna:
- Academia Cemedfit, professores Wanderley e Viviane Diniz
- Academia Lifecenter, professores Wanderley e Pedro Bastos
- IFF Itaperuna, professores Rodrigo Martins/ Bernardo Boechat
- Itamed, professor Caio Julião
- Judô Clube Itaperuna (JCITA), professores Wanderley Cordeiro de Lima e Bernardo Boechat
- Missão em Obras, professores Viviane Diniz e Marquinho e Pastora Juliana
- Projeto Esporte Ativo, professores Magno Barbeiro/ Bernardo Boechat/ Pedro Bastos.
Varre-Sai
- Judô Clube Varre Sai, professora Alessandra de Fátima Azevedo Vargas
As coberturas dos vídeos e imagens foram gentilmente cedidas pela Fabiulla Tosatti e Clara Tosatti.
- Direção : Fabiulla Tosatti e Clara Tosatti
- Produção (fotos, vídeos, imagens, entrevistas e edição): @fabitosatti / @fabitosatti.assistente
- Imagem de apoio: Acervo Associação de Veteranos do Estado do Rio de Janeiro – @ajmrj
Fonte: Robson Bandeira/Francisco de Alvarenga Leandro
